Prefeito é suspeito de pagar dívidas pessoais com ambulância do município

O prefeito Luciano Fonseca foi preso nesta terça-feira (Foto: Reprodução/Facebook)
O prefeito Luciano Fonseca foi preso nesta terça-feira (Foto: Reprodução/Facebook)

RESUMO DA NOTÍCIA

  • Caso aconteceu em Bertolínia, no Piauí

  • Prefeito foi preso em operação do Ministério Público Estadual

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Uma investigação Ministério Público do Estado do Piauí (MP/PI) apura uma suspeita de improbidade administrativa na cidade de Bertolínia, cujo prefeito é acusado de usar uma ambulância do município para pagar uma dívida pessoal. Luciano Fonseca (PT) foi preso em operação do MP/PI nesta terça-feira (3).

Em fevereiro de 2018, quando a ambulância foi encontrada em uma fazenda na cidade de Landri Sales, também no Piaú, o prefeito de Bertolínia disse em entrevista ao G1 que o veículo havia sido leiloado em 2015 por se tratar de um "bem inservível" para o transporte de pacientes.

Leia também

Na época, Fonseca afirmou que a ambulância foi leiloada "dentro da legalidade que o direito público requer", na segunda chamada. Disse também que tomaria as medidas cabíveis contra quem o difamou sugerindo que se tratava de um processo ilícito.

De acordo com o delegado Everton Férrer, foi o filho do proprietário da fazenda quem alertou as autoridades sobre o repasse suspeito do veículo:

"O filho do proprietário contou que foi repassada a ambulância ao seu pai como pagamento de uma dívida. Essa denúncia veio da delegacia regional responsável por Landri Sales, onde a ambulância estava. Eles acionaram o delegado e eles começaram a investigar e cumpriram um mandado de busca e apreensão nessa fazenda, onde confirmaram que a ambulância estava", contou o delegado.

A investigação teve início quando um relatório do Tribunal de Contas do Estado detectou irregularidades na cidade. De acordo com a Polícia Civil, foram cumpridos seis mandados de prisão em Bertolínia e em cidades vizinhas – dentre os outros presos, estão familiares do prefeito e outros suspeitos de envolvimento nos crimes.

Uma arma foi encontrada na residência de Luciano Fonseca durante as buscas. Na casa de um ex-prefeito de um dos municípios vizinhos, foi apreendida uma quantia de R$ 20 mil em espécie.

Ambulância de Bertolínia foi apreendida em fazenda em outra cidade (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Ambulância de Bertolínia foi apreendida em fazenda em outra cidade (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Leia também