Fim do "kit galã feio": é importante remover a barba em tempos de coronavírus

Yahoo Vida e Estilo
Preciso tirar a barba por causa do coronavírus? Foto: Getty Images
Preciso tirar a barba por causa do coronavírus? Foto: Getty Images

Todos estão preocupados como o novo coronavírus se prolifera. É necessário lavar as mãos quantas vezes ao dia? E mais do que isso, preciso lavar meu rosto mais vezes também? Essas são perguntas que com certeza já passaram pela sua mente. E vamos te falar, se você tem uma barba daquelas dignas de ‘lenhador’ (com todo respeito), apostamos que a dúvida em mantê-la durante a quarentena ou deixar a pele lisinha também já rondou sua mente. 

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

E nos siga no Google News: Yahoo Notícias | Yahoo Finanças | Yahoo Esportes | Yahoo Vida e Estilo

Mas é preciso mesmo tirar a barba para se proteger do coronavírus? Segundo a dermatologista Natasha Crepaldi, a preocupação está mais na questão da higiene do que na estética. “As secreções podem ficar alojadas nos pelos faciais e facilitar a transmissão de contrair o vírus pelo contato”, explica. 

Leia também

Segundo ela, a recomendação é pegar aquela maquininha e tirar tudo. “Qualquer superfície que possa dificultar a limpeza deve ser evitada nesse momento. E esse cuidado deve ser ainda maior no caso de quem trabalha na área da saúde e que pode ter o uso da máscara prejudicado pela barba”. 

Mas então a barba pode atrapalhar na hora de usar a máscara cirúrgica? A resposta é sim. “Não há uma vedação completa, a máscara pode não encaixar direito e assim, ela perderá todo o sentido na hora de proteger quem não quer ser infectado ou não quer espalhar o vírus”, alerta a dermatologista. 

Não quero tirar de jeito nenhum, e agora? 

Para quem tem uma barba que foi cultivada durante muitos anos e quer manter o “kit galã feio”, a dica é aparar o comprimento e lavar a barba sempre que possível. “Sempre que chegar da rua, utilize um shampoo próprio para barba ou água e sabão para fazer a higienização”, aconselha Natasha. 

Ficar com a mão no rosto, como diz uma das dicas já dadas pela OMS (Organização Mundial Da Saúde) também está proibido. “Evite ao máximo levar a mão ao rosto e coçar a barba. Lave as mão corretamente e com frequência e não compartilhe nenhum objeto de uso pessoal”, finaliza. 

E aí, vamos tosar a barba? É temporário.

Leia também