Próxima edição da Arnold South American será em abril de 2023, em São Paulo

Evento foi fundado por Arnold Schwarzeneger e Jim Lorimer em 1989 (Foto: Divulgação)


Os números são impressionantes e comprovam que o Arnold Sports Festival é um dos maiores eventos multiesportivos do mundo. Criado em 1989 por Arnold Schwarzeneger e Jim Lorimer, em Columbus, Ohio, nos EUA, chegou ao Brasil em 2013, no Rio de Janeiro, e desde 2017 é realizado em São Paulo. A próxima edição da Arnold South American está marcada para os dias 14, 15 e 16 de abril, no Expo Center Norte, na capital paulista.

Líder nos segmentos de nutrição esportiva, esportes, saúde, lutas, performance, equipamentos, produtos e serviços fitness da América do Sul, o evento reúne diversas atrações para atletas, praticantes de atividades físicas, profissionais e estudantes do setor, amantes de esportes e para um público de todas as faixas etárias e seus familiares. A edição anterior, realizada em maio deste ano, no mesmo local, reuniu mais de 85 mil visitantes, que tiveram acesso a 130 marcas expositoras e a cerca de 10 mil lojistas, proprietários de academias e farmácias. Os negócios gerados pela Arnold South American somaram mais de R$ 150 milhões.

Fundadora da Savaget Promoções, Ana Paula Leal está à frente da Arnold South American há nove anos. Ela ainda se recorda com detalhes da primeira edição do evento, no Riocentro, que fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Para a executiva, a felicidade de Schwarzeneger no meio de uma multidão de pessoas comprovou o acerto de realizar uma edição no Brasil.

“Poucos sabem, mas o Brasil foi uma escolha pessoal do Arnold. Tudo começou no Rio de Janeiro e me lembro como se fosse hoje dos corredores repletos de gente, onde o Arnold, feliz e admirado, mal conseguia andar, todo espremido. Às vezes, ele subia na sala vip, de vidro, lá no alto do pavilhão do Riocentro e acenava para o público”, relembra Ana Paula.

As atrações são tantas, que fica até difícil de enumerar o que o público poderá usufruir nas áreas de business, competições, esporte, entretenimento e conteúdo científico. A Arnold South American incentiva a prática de atividades físicas, a alimentação saudável, promove inclusão social, por meio da prática de esportes para as classes menos favorecidas e portadores de deficiência física, divulga esportes paradesportivos e proporciona o acesso a modalidades pouco conhecidas pelo público.

Na área esportiva, são mais de 40 modalidades, que reúnem cerca de dez mil atletas nacionais, internacionais, amadores e profissionais. O bodybuilding é certamente uma das mais significativas, mas o evento também terá disputas de xadrez, combates medievais, capoeira, jiu-jitsu, powerlifting, sambô, street workout, cubo mágico e BMX Flatland, entre outros.

Conhecido por ser um dos países que mais se interessam pelos cuidados com o corpo, o Brasil se tornou um grande mercado consumidor da área de saúde e fitness. A expectativa dos brasileiros para mais uma edição da Arnold American South certamente não vai parar de crescer até o dia 14 de abril de 2023.