Pré-temporada, reforços, renovações: o planejamento do Flamengo para 2020

O ano vitorioso do Flamengo terminou com o vice-campeonato do Mundial de Clubes, após a derrota por 1 a 0 para o Liverpool, em Doha, no Qatar, mas ficou marcado pelas conquistas do Brasileirão e da Copa Libertadores da América. O desfecho da temporada, inclusive, serviu de motivação para os dirigentes darem início ao planejamento para 2020.

Quer ver jogos ao vivo ou quando quiser? Acesse o DAZN e faça o teste por um mês grátis!

A diretoria do Flamengo trabalha para manter a equipe em alto nível, brigando pelos títulos mais importantes da próxima temporada. O mantra da torcida "pede o mundo de novo" não foi esquecido e segue na pauta. Para isso, alguns objetivos foram traçados: manter Jorge Jesus, segurar os destaques deste ano e trazer reforços para aumentar a competitividade dentro do elenco.  

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

O atacante Pedro Rocha e o zagueiro Gustavo Henrique são os primeiros nomes a acertarem com o clube. Por conta dos contratos ainda em vigor com Cruzeiro e Santos, eles só devem ser anunciados oficialmente em janeiro, mas o vice-presidente de futebol, Marcos Braz, já garantiu a dupla no elenco para 2020. 

Além deles, o Flamengo busca um lateral-direito. Orejuela, do Cruzeiro, é o preferido. Ele, no entanto, tem contrato  até 31 de dezembro e a equipe celeste pode exercer o direito de compra. O Rubro-Negro espera o prazo para oficializar a proposta pelo jogador que pertence ao Ajax. 

Caio Henrique Luis Orejuela Fluminense Cruzeiro Copa do Brasil 15052019
Caio Henrique Luis Orejuela Fluminense Cruzeiro Copa do Brasil 15052019

(Foto: Lucas Merçon / Fluminense / Divulgação)

Um volante e, principalmente, um centroavante estão também na lista de prioridades da equipe. Ao todo, pelo menos cinco reforços são esperados para iniciar a temporada. Na estratégia de mercado, a diretoria, assim como em 2019, vai trabalhar por nomes em janeiro e em junho, quando a janela de transferências da Europa fica realmente mais atrativa e acessível. 

Entre as tratativas por reforços, o Flamengo espera respostas de Jorge Jesus e Gabigol. O treinador, considerado prioridade pela cúpula do futebol, tem contrato até maio de 2020 e está perto de renovar até dezembro, o que é considerado crucial para os dirigentes, que não querem perder o português no meio da temporada. 

Mas ainda que renove, isso pode acontecer, uma vez que Jorge Jesus deseja colocar cláusulas que o deixem mais confortáveis se alguns clubes específicos o procurarem, como Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid e PSG. 

Com Gabigol, as conversas também estão em curso, mas a decisão pode sair apenas em janeiro. Isso porque o atacante e seu staff vão sentar e conversar para então dar uma resposta definitiva ao Rubro-Negro, que tem tudo bem encaminhado com a Inter. O Flamengo ofereceu um montante de 18 milhões de euros pelo camisa 9. 

Gabigol Bola de Prata Brasileirão 2019
Gabigol Bola de Prata Brasileirão 2019

(Foto: Arquivo Pessoal)

Como é natural, alguns nomes do atual elenco não ficam para 2020, o zagueiro Rhodolfo é um deles. Ele não terá o contrato, que encerra no dia 31 de dezembro, renovado. Rodinei também está na lista dos negociáveis, assim como o colombiano Berrío. Alguns jovens da base também serão emprestados como o atacante Vitor Gabriel. 

Sobre o assédio que alguns atletas já estão recebendo como Bruno Henrique, que espera propostas baterem na mesa, Marcos Braz garantiu que o Flamengo só perderá os jogadores que se destacaram se eles quiserem sair. A cúpula do futebol já avisou ao empresário do atacante que pretende oferecer um bom reajuste salarial. Em pauta, já estão as renovações de Willian Arão e Diego Alves.

Flamengo Ajax Florida Cup 10012019
Flamengo Ajax Florida Cup 10012019

(Foto: Alexandre Vidal / Flamengo / Divulgação)

Entre chegadas e saídas, o Flamengo também trabalha para definir o planejamento da pré-temporada. Jorge Jesus quer realizar a preparação em outro país. O Rubro-Negro chegou a tentar Orlando, onde disputou a Florida Cup este ano, com a cidade cheia pela alta temporada e as férias, ficou difícil para encontrar hotel e espaços para treinar de última hora. A tendência é Portugal, terra natal do treinador, onde a marca do clube carioca se tornou febre. 

Além da preparação, a equipe deve realizar alguns amistosos, uma vez que não pretende disputar a maior parte do Campeonato Carioca, que na cabeça do treinador português é uma loucura para o calendário, muito por conta disso, o Flamengo fez um estudo minucioso da temporada e planejou os reforços também de olho nos desfalques que terá por conta de convocações para Copa América e Jogos Olímpicos. 

Leia também