Power Ranking da Champions: os favoritos e os 'azarões' entre os 8 classificados às quartas

Nathalia Almeida
·6 minuto de leitura

Na noite desta quarta-feira (17), conhecemos os últimos dois clubes classificados às quartas de final da Champions League: Bayern de Munique e Chelsea. Vitoriosos em seus respectivos jogos de ida das oitavas, bávaros e londrinos tornaram a vencer e se garantiram entre as oito melhores equipes do Velho Continente, se juntando aos outros seis gigantes que já tinham carimbado passaporte anteriormente: PSG, Borussia Dortmund, Real Madrid, Liverpool, Porto e Manchester City.

A seguir, ranqueamos os oito clubes que ainda sonham com a 'Orelhuda', começando dos 'azarões' até o grande favorito de momento ao título:

8. Porto

Porto tirou a Juventus nas oitavas | Quality Sport Images/Getty Images
Porto tirou a Juventus nas oitavas | Quality Sport Images/Getty Images

Tem dois títulos de Champions em sua história e merece muito respeito por isso. Merece respeito também pelo que mostrou nas oitavas de final, quando eliminou a toda poderosa Juventus de Cristiano Ronaldo em Turim, tendo jogado boa parte do duelo da volta com um a menos.

É um time de muito coração e bem organizado por Sergio Conceição, mas em termos de plantel, não há como negar que se trata do mais 'frágil' entre os oito classificados às quartas.

7. Borussia Dortmund

Dortmund eliminou o Sevilla nas oitavas | Lars Baron/Getty Images
Dortmund eliminou o Sevilla nas oitavas | Lars Baron/Getty Images

Um time que tem o implacável Erling Haaland merecia uma posição melhor, não é mesmo? Bem, o que nos impede de colocar o Borussia Dortmund em um posto acima neste ranking é o desequilíbrio entre setores: tem um ataque que encanta a todos - alavancado pelo centroavante norueguês que vem se habituando a triturar recordes de precocidade -, mas uma defesa muito fragilizada e exposta.

Se não encontrar o balanço, pode ser presa fácil para equipes letais como City, PSG ou mesmo o Bayern, que lhe castigou na Bundesliga há poucos dias.

6. Liverpool

Liverpool foi bem contra o Leipzig, mas oscila demais na temporada | Laurence Griffiths/Getty Images
Liverpool foi bem contra o Leipzig, mas oscila demais na temporada | Laurence Griffiths/Getty Images

Em termos de plantel, o Liverpool estaria no top-3 ou top-4 deste ranking. Mas não podemos desconsiderar o fato de que o clube inglês está sofrendo demais para reencontrar a regularidade nesta temporada. Além disso, está passando por grandes 'perrengues' no quesito saúde do elenco.

Foi muito bem nos dois jogos de oitavas contra o Leipzig, mas a oscilação de performance e as baixas constantes que atingem o clube em 2020/21 nos fazem questionar: qual versão dos Reds veremos nas quartas?

De qualquer forma, nunca podemos descartar um clube de camisa tão pesada, que conta com um gênio em sua área técnica e diversos 'extraclasse' no grupo.

5. Real Madrid

O gigante espanhol passou bem pela Atalanta | Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images
O gigante espanhol passou bem pela Atalanta | Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

É fato: nenhum clube do futebol mundial conhece melhor a Champions (e os caminhos para conquistá-la) que o Real Madrid. As 13 taças europeias expostas na sala de troféus do clube referendam isso.

Mas mesmo o torcedor merengue mais 'clubista' concordará que este Real atual não é o Real do tricampeonato. Muita coisa mudou e, entre protagonistas que deixaram o Bernabéu e estrelas que já não estão mais no auge, o gigante merengue perdeu um pouco do brilho.

As partidas contra a Atalanta, no entanto, provaram que o espírito competidor dos Blancos segue inabalável. Será um adversário duríssimo para qualquer rival, mas não é o grande favorito ao título.

4. Chelsea

Chelsea não deu chances para o Atlético de Madrid | Mike Hewitt/Getty Images
Chelsea não deu chances para o Atlético de Madrid | Mike Hewitt/Getty Images

Chegamos ao meio deste ranking com uma equipe que ainda precisava se provar na temporada, mas que o fez com maestria diante de um dos adversários mais incômodos e competitivos do futebol mundial, o Atlético de Madrid.

Dominante nas oitavas de final contra o rival espanhol - avançou com um 3 a 0 no agregado -, o Chelsea contra com um elenco estrelado com sintonia fina entre veteranos e jovens talentos, e tem, em sua área técnica, um profissional que vem se mostrando um bom estrategista: Thomas Tuchel foi bem demais em seu plano de jogo para encarar o Atleti e, vale lembrar, o alemão foi finalista da Champions com o PSG em 2019/20.

O futebol dos Blues ainda não é dos mais encantadores, mas é muito eficiente. Olho neles!

3. PSG

PSG eliminou o Barcelona nas oitavas | Catherine Steenkeste/Getty Images
PSG eliminou o Barcelona nas oitavas | Catherine Steenkeste/Getty Images

O PSG mostrou muita maturidade nos confrontos de oitavas contra o Barcelona, construindo uma bela goleada na ida graças ao 'recital' de Mbappé e sabendo sofrer na volta, jogo marcado pela grande atuação do goleiro Keylor Navas.

Da meta ao ataque, trata-se de um elenco praticamente sem pontos fracos e que vem se habituando cada vez mais a competir em nível continental. A Champions costumava ser um 'bicho-papão' para o clube, mas isso parece ter ficado para trás após o vice em 2019/20.

Com Neymar, Di María e Mbappé saudáveis - e o desafio parece morar justamente nisso, conseguir mantê-los em forma e livres de lesões -, o Paris é uma força a ser reconhecida.

2. Bayern de Munique

Bayern é o atual campeão e segue em alta com seu ataque feroz | Alexander Hassenstein/Getty Images
Bayern é o atual campeão e segue em alta com seu ataque feroz | Alexander Hassenstein/Getty Images

O Gigante da Baviera tem o melhor goleiro do mundo, o melhor volante do mundo e o melhor atacante do mundo na atualidade. Não sabe o que é derrota em Champions há 19 jogos e segue "tratorando" adversários com seu sistema ofensivo imparável.

A defesa, no entanto, continua sendo um 'ponto nevrálgico' da equipe: raros são os jogos em que os alemães conseguem sair de campo sem sofrer gols. Muitas vezes isso é atenuado justamente pela alta produção ofensiva - a média de gols do Bayern no torneio europeu e na Bundesliga é altíssima -, mas esse pequeno desequilíbrio entre setores é justamente o que impede de colocarmos o atual campeão no posto mais alto deste artigo.

1. Manchester City

City é o melhor time do mundo no momento | Miklos Szabo/Getty Images
City é o melhor time do mundo no momento | Miklos Szabo/Getty Images

Quando fizemos o Power Ranking das oitavas, o Manchester City já figurava na primeira posição. E o que aconteceu desde então só confirmou ainda mais o que dissemos na ocasião: é o melhor time do mundo na atualidade.

O City é a equipe que menos permite finalizações de seus adversários na Champions, uma evidência da solidez de seu sistema defensivo. Além de estrelado, é um time muito consciente taticamente, com um coletivo fortíssimo que potencializa as grandes individualidades. Gündogan está voando, De Bruyne é uma estrela 'silenciosa', João Cancelo é uma descoberta e o miolo de zaga é um muro.

Guardiola vive seu ano mais inspirado na área técnica azul, sem dúvida. O título da Premier League já está mais do que encaminhado. Será que chegou a hora de colocar um ponto final no jejum europeu?