Possível desfalque: entenda como Van Gaal pode substituir Depay na estreia da Holanda


Uma das principais referências da Holanda na Copa do Mundo, o atacante Memphis Depay é dúvida para a estreia diante de Senegal. O jogador do Barcelona sofreu uma lesão em setembro, atuando pela Laranja Mecânica, e não voltou aos gramados desde então. Se não entrar em campo, Van Gaal terá de 'se virar' para montar o ataque.

A contusão do atacante holandês foi no bíceps da perna esquerda. Curiosamente, outra estrela da seleção e do Barcelona se lesionou na mesma data FIFA: Frenkie De Jong. No entanto, a situação do meia melhorou mais rápido do que a de Memphis.

+ Agente de Haaland, Pogba e Ibrahimovic aponta jovem holandês como próxima 'sensação' do futebol

Depay treina normalmente com o restante do elenco da seleção holandesa, mas ainda é considerado dúvida pela imprensa local. O time base da Holanda para a Copa do Mundo é: Pasveer; Ake, Van Dijk, Timber; Blind, F. De Jong, Koopmeiners, Dumfries; Gakpo; Depay e Bergwijn.

Memphis Depay
Memphis Depay

Depay no treino da Holanda em Doha (Alberto PIZZOLI / AFP)

Ao todo, Van Gaal possui outros quatro atacantes à disposição para a estreia. São eles: Vincent Janssen, do Antwerp, Luuk De Jong, do PSV, Noa Lang, do Club Brugge e Wout Weghorst, do Besiktas. A aposta do treinador deve variar entre experiência e juventude.

Noa Lang, atacante do clube que é sensação da Europa nesta temporada, é o mais cotado para assumir a vaga. O jogador de 23 anos tem características de velocidade e técnica, assim como Memphis e pode fazer a diferença.

No entanto, o Luuk De Jong traz um toque de experiência ao ataque. Se Van Gaal optar por um centroavante de ofício, mais fixo dentro da área adversária, o atacante do PSV deve ser o escolhido. Janssen e Weghorst correm por fora.

+ Van Gaal define a numeração da Holanda para a Copa do Mundo de forma curiosa; veja

A Holanda estreia na Copa do Mundo diante de Senegal, às 13h (de Brasília) deste domingo. A partida é a segunda do torneio, 'perdendo' apenas para a abertura, que será disputada às 10h (também de Brasília), entre Qatar e Equador.