Portuguesa se mantém na A2; Guarani dá adeus à chance de acesso

Em um confronto direto pela permanência na Segunda Divisão do Campeonato Paulista, Portuguesa e XV de Piracicaba se deram bem evitaram o rebaixamento. A Lusa entrou em campo em visita ao Nho Quim, neste domingo, pela última rodada da primeira fase da competição, foi derrotada por 2 a 1, de virada, mas contou com outros resultados para evitar a queda. Luizinho abriu o placar e Carlos Alberto e Rodrigo garantiram o triunfo do Alvinegro.

Apesar de ter continuado com 23 pontos, o time da capital se manteve no meio da tabela do Paulistão A2, por conta da derrota de 3 a 2 do Velo Clube para o Barretos, também nesta tarde. Já os piracicabanos chegaram a 26 pontos e ficaram longe do Z6.

O confronto foi truncado na maior parte do tempo e apenas na segunda etapa o placar foi inaugurado pelos lusitanos. Logo aos dois minutos, o atacante Luizinho aproveitou bom contra-ataque para sair com liberdade, invadir a área e balançar as redes.

Com a missão ainda mais difícil, tendo que marcar dois gols, o Alvinegro se projetou ao ataque, criou algumas chances, e garantiu a virada. Mesmo com a Portuguesa fechada na defesa, o Quinzão conquistou o triunfo com o atacante Carlos Alberto aproveitando confusão dentro da área, aos 37 minutos, e com o zagueiro Rodrigo subindo mais alto que todo mundo em cobrança de escanteio, aos 45.

Guarani sai derrotado e perde chance de subir

A última rodada da Série A2, que teve todos os duelo realizados neste domingo, também foi responsável por definir as equipes que se garantiram na semifinal do torneio. Ainda com chances de ir à semi, o Guarani visitou o Batatais com a missão de quebrar um antigo tabu, mas acabou saindo derrotado por 1 a 0.

O Bugre nunca havia vencido na cidade de Batatais e o retrospecto se manteve nesta tarde. Com isso, a equipe alviverde ficou na sexta colocação, com 30 pontos um a menos que o próprio Batatais e dois atrás do Bragantino. A equipe de Bragança venceu o Votuporanguense por 3 a 1 nesta tarde e fechou a zona de acesso ao mata-mata.

Entrando pela rodada para defender a permanência no G4, o Rio Claro fez boa partida em casa contra o Sertãozinho, venceu por 3 a 0 e se garantiu na terceira colocação com 33 pontos. Água Santa (35) e São Caetano (34) foram os primeiros colocados e fecham a lista de equipes que disputam a semifinal da A2, em busca de conquistar o acesso.

Apenas os finalistas da Segunda Divisão de São Paulo se garantem na Primeira Divisão. As semifinais (Água Santa x Bragantino e São Caetano x Rio Claro) começam a ser disputadas no próximo domingo, com o terceiro e quarto colocados atuando como mandantes. Os jogos de volta serão realizados no dia 3 de maio, quando líder e vice-líder decidem em casa.

Confira os resultados desta última rodada do Paulistão A2 e a pontuação das equipes (horários de Brasília):

16h00 XV de Piracicaba (26) 2 x 1 Portuguesa (24)

16h00 São Caetano (34)* 2 x 3  Penapolense (27)

16h00 Água Santa (35)* 4 x 1 Taubaté (27)

16h00 Mogi (17)** 1 x 2 Rio Preto (19)**

16h00 Rio Claro (33)* 2 x 1 Sertãozinho (27)

16h00 Bragantino (32)* 3 x 1 Votuporanguense (23)

16h00 Barretos (23)** 3 x 2 Velo Clube (23)**

16h00 Capivariano (22)** 6 x 0 União Barbarense (13)**

16h00 Batatais (31) 1 x 0 Guarani (30)

16h00 Oeste (25) 1 x 2 Juventus (30)

* Equipes que avançaram às semifinais  

** Equipes rebaixadas