Novo patrocínio do São Paulo causa polêmica no Paulistão

<em>AOC, que já patrocina árbitros, também fechou com o Tricolor (Djalma Vassão/Gazeta Press)</em>
AOC, que já patrocina árbitros, também fechou com o Tricolor (Djalma Vassão/Gazeta Press)

O São Paulo anunciou nesta sexta-feira a AOC como sua nova patrocinadora, em negócio que renderá quase R$ 2 milhões por uma temporada. Mas há um detalhe que vai se tornar uma enorme dor de cabeça: a empresa que produz TVs e monitores também patrocina os árbitros em todas as competições organizadas pela FPF (Federação Paulista de Futebol) até dezembro.

De acordo com o próprio Tricolor, o novo patrocínio, na linha frontal da camisa, estreia em 9 de março, contra a Ferroviária, no Morumbi. O jogo, do Paulistão, terá todo o sexteto de arbitragem também estampando o logo da AOC.

Na última vez que um clube teve o mesmo patrocinador dos juízes, deu a maior confusão. Foi em 2015, quando a Crefisa, então iniciando seu casamento com o Palmeiras, decidiu colocar sua marca nos uniformes dos homens do apito na fase mata-mata do estadual.

Além de levantar suspeitas, o episódio de 2015, que se repete quatro anos depois, fere o Regulamento de Organização de Arbitragem da CBF. Em seu artigo 15, ele permite a exibição de marcas nas camisas dos juízes com uma condição: “Somente se não criarem conflitos de interesses com nenhum dos times participantes. Caso isso aconteça, o árbitro não deve utilizar nenhum anúncio na camisa”, diz um trecho do regulamento.

A solução mais natural seria esperar pelo fim do Paulistão para o São Paulo estrear o patrocínio, afinal, na Copa do Brasil e no Brasileirão, não há tal patrocínio. Mas a AOC tem pressa em estrar na camisa tricolor, enquanto o clube cobra celeridade para começar a receber pela propaganda.

Vale lembrar que o Tricolor vive severa crise financeira e a falta de patrocínios causou, recentemente, demissão no comando do departamento de marketing. É que o São Paulo tinha o uniforme menos valioso entre os três grandes da Capital, como revelou o Blog com exclusividade.

Veja mais de Jorge Nicola no Yahoo Esportes

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos