Por que Robert Lewandowski é o melhor jogador de futebol do mundo
- Opa!Algo deu errado.Tente novamente mais tarde.
- Robert LewandowskiAo VivoHojeAmanhãx--|
Havia a expectativa de que o prêmio 'The Best', organizado pela Fifa, se diferenciasse do 'Ballon D'Or', da revista 'France Football', pela primeira vez desde que se separaram. Aonteceu. Tudo bem que Alexia Putellas, do Barcelona, levou o prêmio entre as mulheres, mas Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, desbancou Lionel Messi e foi o melhor jogador da temporada. E isso passa longe de ser absurdo.
A temporada de 2020/2021 foi atípica porque os campeões da Liga dos Campeões e da Eurocopa não eram unanimidades. O Chelsea, por exemplo, tinha N'Golo Kanté como principal destaque. Jorginho, referência na Itália, também não era unanimidades entre os especialistas. Diante de uma eleição tão aberta, o favoritismo foi para os dois que tiveram melhores números: Robert Lewandowski e Lionel Messi.
E no desempate, melhor para o atacante do Bayern de Munique. Ninguém fez mais gols na temporada que ele: contando os jogos do Bayern de Munique e da seleção polonesa, foram 56 bolas nas redes e média de 1,12 tento por partida. Lewandowski foi o artilheiro do Campeonato Alemão, faturou a Chuteira de Ouro e levou o prêmio de "artilheiro do ano", concedido pela revista "France Football", a mesma que organiza a Bola de Ouro.
Lewa também desbancou Gerd Muller e se tornou o maior artilheiro da história do Campeonato Alemão — conseguiu balançar as redes adversárias 41 vezes e superou a histórica marca do maior atacante que o futebol alemão já produziu. Muller fez 40 na temporada na temporada 1971/72.
Na temporada passada, ninguém participou ativamente de mais jogadas que mexeram com o placar do que Lewandowski. Ou seja, incluindo gols e assistências. O centroavante teve participação direta em 67 gols, contra 60 de Messi e 53 de Salah. O francês Kylian Mbappé, que não foi finalista do 'The Best', é que mais se aproxima com 61 participações.