Por que as Olimpíadas só permitem jogadores com menos de 23 anos?

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·2 minuto de leitura
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão batendo à nossa porta e, com isso, sempre surgem duas questões básicas relacionadas ao futebol: por que jogadores maiores de 23 anos não podem jogar a competição e por que o limite não é de 21 anos, assim como em outros torneios que não envolvem a equipe principal?

Começaremos por duas exceções. As Olimpíadas de 2020 serão realizadas em 2021, devido a crise sanitária causada pela Covid-19. Diante do cenário nada usual, o Comitê Olímpico Internacional (COI) flexibilizou a regra, permitindo que atletas de até 24 anos representem seu país no evento esportivo. Além disso, a participação de jogadores acima da idade permitida não é totalmente proibida na competição, mas sim limitada. Cada seleção tem uma cota de até três "veteranos".

Este conteúdo não está disponível devido às suas preferências de privacidade.
Para vê-los, atualize suas configurações aqui.

Dando sequências as nossas explicações, chegamos ao porquê dos times nacionais principais não poderem participar. A resposta é simples: para não ofuscar a Copa do Mundo. Se tivéssemos dois campeonatos de "força máximas" no futebol, um deles acabaria não tendo tanta importância frente ao outro. Pensando em evitar concorrências desnecessárias, as Olimpíadas acabam tendo essa restrição.

Por fim, a razão pela qual as equipes participantes não são sub-21, como no caso da Euro, que possui um competição separada apenas para essa categoria, está justamente na classificação. O acesso aos Jogos Olímpicos é obtido pelas seleções sub-21 em torneios internacionais disputados alguns anos antes.

Assim, quando o campeonato propriamente dito chega, grande parte dos atletas envolvidos no Pré-Olímpico já não estão mais com 21 anos. Assim, a maior faixa de idade permitida preza pela justiça, afinal, não seria correto barrar a presença de nomes que lutaram para conseguir garantir a vaga.

Arana, 24 anos, irá representar a seleção brasileira em Tóquio | Srdjan Stevanovic/Getty Images
Arana, 24 anos, irá representar a seleção brasileira em Tóquio | Srdjan Stevanovic/Getty Images

Em Tóquio, a seleção brasileira masculina será representada pelos seguintes "veteranos":

  • Goleiro: Santos (Athletico-PR) - 31 anos;

  • Lateral: Daniel Alves (Lateral) - 38 anos;

  • Zagueiro: Diego Carlos (Sevilla) - 28 anos.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos