Por que Bangladesh ama tanto Brasil e Argentina?

Paixão se iniciou na Copa de 1986, quando a Argentina bateu a Inglaterra, que comandou Bangladesh até 1947.
Paixão se iniciou na Copa de 1986, quando a Argentina bateu a Inglaterra, que comandou Bangladesh até 1947. Foto: (Sazzad Hossain/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)

Inusitada e intensa, a paixão dos cidadãos de Bangladesh pelas seleções de Argentina e Brasil tem um explicação que vai além das páginas dos livros de história. Sob comando britânico até o ano de 1947, o país da Ásia iniciou sua admiração pelos hermanos na Copa do Mundo de 1986, quando a Argentina venceu a Inglaterra na final daquele Mundial que Diego Armando Maradona marcou um golaço, driblando mais de meio time inglês, e o famoso gol da 'Mano de Dios'.

Os bengalis foram uma colônia do Reino Unido e a Guerra das Malvinas, realizada entre a Argentina e a Inglaterra no ano de 1982, foi o passo inicial para o encanto deles pelo país da América do Sul. O jornal de Bangladesh Dhaka Tribune relata que: "A 'mão de Deus' também gerou debate aqui, embora a maioria tenha optado por ignorar a polêmica porque a memória da guerra das Malvinas ainda estava viva na mente dos bengaleses".

Leia também:

Quatro anos depois, a vitória argentina na final da Copa do Mundo do México fez com que os habitantes do país se sentissem 'vingados' após o domínio de quase 200 anos dos britânicos. A relação com os países latino-americanos também é econômica, de acordo com o Dhaka Tribune: "Como um país do 'terceiro mundo', Bangladesh está muito bem conectado com os países latino-americanos, que também sofreram os mesmos danos econômicos e exploração do Ocidente".

Admiração também acontece na Índia

A região de Kerala, entre Índia e Bangladesh, é conhecida por ter muitos torcedores de Brasil e Argentina — com grande rivalidade, inclusive. Tudo isso foi levado a outro patamar quando decidiram construir imagens de Neymar e Messi com 30 metros de altura, em celebração à Copa do Mundo do Catar. que imagens dos craques, de mais de 30 metros de altura, fossem expostas em celebração à Copa.

Imagens gigantes foram expostas em rio da região
Imagens gigantes foram expostas em rio da região. Foto: (AFP via Getty Images)

Os totens colocados na cidade de Ottapalam estarão expostos de 20 de novembro a 18 de dezembro e custaram, 300 mil rúpias indianas cada, cerca de R$ 20 mil na cotação atual, de acordo com o jornal Samayam Malayalam News. O português Cristiano Ronaldo também foi homenageado com o painel gigante.

Este conteúdo não está disponível devido às suas preferências de privacidade.
Para vê-los, atualize suas configurações aqui.