Por que Austrália e Qatar estão na Copa América?

Além das 10 seleções que fazem parte da CONMEBOL, a Copa América terá presença de mais duas. Austrália e Qatar se juntam a Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Venezuela, Peru, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile para a disputa do torneio .

Tanto a Austrália quanto o Qatar foram convidados a participar da competição como seleções convidadas. As duas fazem parte da Confederação Asiática de Futebol (AFC), além de serem os dois últimos campeões da Copa da Ásia - Austrália em 2015 e Qatar em 2019. 

O convite para a seleção qatari já estava planejado há algum tempo, os australianos foram chamados para fechar um número par de participantes, de forma que os dois grupos tivessem o mesmo número de seleções.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio
qatar
qatar
(Foto:Getty)

Os australianos mostram muito entusiasmo com a participação, em um comunicado oficial em que agradeceram ao convite. 

"Estamos felizes que nossos 'socceroos' [apelido dos jogadores da seleção] possam participar desta prestigiosa competição pela primeira vez em nossa história", disse Chris Nikou, presidente da Federação Australiana de Futebol (FFA, na sigla em inglês), no comunicado. "Trabalhamos duro nos últimos seis meses para melhorar nossas relações internacionais", completou.

australia.jpg
australia.jpg
(Foto:©Getty Images)

O sorteio feito pela CONMEBOL definiu em qual grupo cada um dos convidados deveria entrar. A Austrália ficou no Grupo A - junto com Argentina, Bolívia, Uruguai, Chile e Paraguai -, e o Qatar no Grupo B - de Colômbia, Brasil Venezuela, Equador e Peru.

Leia também