Por que algumas pessoas têm cabelos brancos quando são jovens?

Yahoo Vida e Estilo

Dizem que os cabelos brancos tornam os homens mais interessantes, mas as mulheres não costumam gostar de tê-los por parecerem mais velhas do que realmente são. Mas afinal, por que em alguns casos eles surgem quando ainda somos jovens?

Instagram.com/jovensgrisalhas
Instagram.com/jovensgrisalhas

Explicando de forma simples, as células da nossa pele são cobertas por folículos pilosos que contêm melanina. A melanina é o que proporciona a pigmentação e, por este motivo, quando os folículos começam a perder o pigmento, os fios de cabelo ficam brancos, acinzentados ou prateados.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Por que os cabelos brancos aparecem quando ainda somos jovens?

O principal fator é o genético: quando o nosso organismo não produz melanina, o cabelo fica sem pigmento.

Cabelos brancos precoces foram associados, em alguns casos, ao estresse e aos maus hábitos, como fumar, já que a ansiedade e o tabaco reduzem a produção de melanina.

Apesar disso, segundo pesquisadores da Universidade Johannes Gutenberg de Mainz, na Alemanha, os fios brancos surgem porque grandes quantidades de peróxido de hidrogênio se acumulam nos folículos capilares, descolorindo-os e impedindo que consigam retomar a cor, mesmo usando pigmentos superficiais, como as tinturas. Para minimizar este efeito, é preciso tratar os fios com enzimas antioxidantes como a catalase, pois elas ajudam a decompor o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio.

Esta enzima é encontrada em diversos alimentos, como alho-poró, cebola, rabanete, aipo, espinafre e cenoura, além de frutas como o abacaxi, a cereja, o kiwi e a melancia.


A deficiência de vitamina B12 ou uma desnutrição extrema também podem levar à formação de cabelos brancos devido ao envelhecimento precoce de todo o organismo, mas em alguns casos é possível reverter este efeito. Quando o corpo recupera o equilíbrio das vitaminas e minerais, o cabelo pode voltar a nascer com pigmento.

Por último, o vitiligo, que afeta a pele e a despigmenta, também pode ter o mesmo efeito nos cabelos.

View this post on Instagram

😍😍😍

A post shared by Suzete Nova 🇧🇷 (@jovensgrisalhas) on Nov 22, 2018 at 6:50am PST


View this post on Instagram

😍😍😍

A post shared by Suzete Nova 🇧🇷 (@jovensgrisalhas) on Oct 30, 2018 at 4:36pm PDT


Se você é jovem e já tem fios brancos, sem que exista um fator genético ou alguma doença, consulte um especialista. Ele fará um estudo capilar para esclarecer por que seu cabelo está despigmentado.

Anna Sanchez

Leia também