Por onde andam os titulares do Palmeiras na Libertadores de 1999?

Guilherme Lopes
·5 minuto de leitura

No próximo sábado o verdão volta a disputar mais uma final da Copa Libertadores, por isso, resolvemos relembrar a última vez que o Palmeiras conquistou a competição.

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Siga o Yahoo Esportes no Google News

Logo na fase de grupos de 1999, um grande clássico, a equipe alviverde enfrentou o Corinthians por duas vezes, com uma vitória para cada lado. O Palmeiras avançou em segundo lugar no seu grupo.

Já nas oitavas pegaria outro brasileiro, o Vasco de Luizão e Juninho Pernambucano. Com grande atuação de Alex, Arce, e companhia, o Palmeiras avançou com um placar agregado de “5x3”. Nas quartas mais um brasileiro, sendo novamente um reencontro com o Corinthians, dessa vez o alviverde levou a melhor em uma disputa de pênaltis, que contou com grande atuação de Marcos. Muitos dizem ser a “canonização” do goleiro, já que a partir dessa partida, começou a ser chamado de “São Marcos” pela torcida.

Leia também:

Na semifinal, curiosamente o mesmo adversário da edição de 2020, o River Plate. Com um alviverde embalado, bateu a equipe argentina no jogo da volta por 3x0, se tornando finalista da competição. Nas finais contra o Desportivo Cali depois de uma vitória para cada lado, novamente desencadeou uma disputa de pênaltis, com dois goleiros de nome, era um embate entre Marcos e Rafael Dudamel (ex-treinador do Atlético Mineiro), o brasileiro acabou levando a melhor, para a alegria dos 32 mil pagantes no antigo Palestra Itália.

Agora por onde andam o time base daquela conquista? mostraremos nessa lista:

1. Marcos (São Marcos)

Marcos of Palmeiras | Shaun Botterill/Getty Images
Marcos of Palmeiras | Shaun Botterill/Getty Images

Um dos maiores ídolos da história do Palmeiras, e também do brasileiro, afinal foi importante na conquista do Penta em 2002. O goleiro foi o grande protagonista da reta final do torneio, e se aposentou em 2012 ainda no alviverde.

2. Arce

Palmeiras v Sao Caetano X | Getty Images/Getty Images
Palmeiras v Sao Caetano X | Getty Images/Getty Images

O “gringo” do time, mas que fez história no futebol brasileiro. Arce é até hoje considerado um dos melhores laterais que já passaram no nosso futebol, sendo importantíssimo no duelo contra o Corinthians nas quartas de final. O paraguaio se aposentou em 2006, sendo atualmente treinador do Cerro Porteño.

3. Junior Baiano

SOC-LIBERTADORES 2 | PEDRO UGARTE/Getty Images
SOC-LIBERTADORES 2 | PEDRO UGARTE/Getty Images

Era muito conhecido por suas entradas fortes, além do seu temperamento elevado em campo, mas o zagueiro tinha também uma ótima qualidade técnica e sabia fazer gols, tanto que foi o artilheiro da equipe. Depois de se aposentar em 2009, atualmente é treinador de futebol.

4. Roque Júnior

Outro que foi titular na conquista do Palmeiras, e também na Copa do mundo de 2002, rumou do Palmeiras para fazer história na Europa. Em 2010 retornou para o futebol brasileiro, onde atuou pelo Ituano, se aposentando no mesmo ano. Ainda fez parte da comissão técnica do Brasil na Copa do Mundo de 2014.

5. Júnior

SOC-COPA MERCOSUR-PALMEIRAS-CRUZEIRO | MARIE HIPPENMEYER/Getty Images
SOC-COPA MERCOSUR-PALMEIRAS-CRUZEIRO | MARIE HIPPENMEYER/Getty Images

Um dos grandes laterais esquerdos dos últimos anos teve o “azar” de cair na mesma geração de Roberto Carlos. Junior ainda conquistou mais uma Libertadores, dessa vez pelo rival, o São Paulo. Aposentou-se em 2010, depois de passagem pelo Goiás.

6. César Sampaio

Palmeiras captain Cesar Sampaio raises the trophy | VANDERLEI ALMEIDA/Getty Images
Palmeiras captain Cesar Sampaio raises the trophy | VANDERLEI ALMEIDA/Getty Images

César Sampaio

Volante experiente atuou pelos quatro grandes paulistas, além de disputar uma Copa do Mundo em 1998. César Sampaio é ídolo no verdão até hoje, foi o capitão do Palmeiras na Libertadores de 99. Em 2006 foi atuar na Indonésia, onde acabou se aposentando, atualmente o ex-jogador trabalha com gerenciamento no futebol, além de ser auxiliar técnico.

7. Rogério

SOC-FINAL CAMPEONATO PAULISTA | MARIE HIPPENMEYER/Getty Images
SOC-FINAL CAMPEONATO PAULISTA | MARIE HIPPENMEYER/Getty Images

Foi um bom volante, apesar de não ter tanto nome como os demais tiveram em seleções e outros clubes. O último clube da sua carreira foi o Caxias em 2007.

8. Zinho

SSOC-LIBERTADORES-CORINTHIANS 1 | MARIE HIPPENMEYER/Getty Images
SSOC-LIBERTADORES-CORINTHIANS 1 | MARIE HIPPENMEYER/Getty Images

Hoje mais conhecido pelos seus trabalhos na televisão, Zinho é mais um que também ganhou a Copa do Mundo e Libertadores como titular, entretanto, o atleta foi campeão da Copa em 94. O ídolo palmeirense se aposentou dos gramados em 2007, e trabalha no grupo Disney como comentarista.

9. Alex

Portuguesa v Palmeiras | Getty Images/Getty Images
Portuguesa v Palmeiras | Getty Images/Getty Images

Talvez o jogador mais talentoso, em um time repleto de grandes jogadores. Alex foi um dos grandes destaques palmeirenses na Libertadores de 99. Ainda foi contratado pelo Cruzeiro, e depois fez história pelo Fenerbahçe da Turquia. Em 2013, retornou para o seu primeiro time na carreira, o Coritiba. Atualmente é comentarista de futebol.

10. Paulo Nunes

SOCCER-PALMEIRAS-TRAINING-2 | TORU YAMANAKA/Getty Images
SOCCER-PALMEIRAS-TRAINING-2 | TORU YAMANAKA/Getty Images

Outro jogador marcante na história do verdão, o “Diabo Loiro” como foi apelidado, era um goleador nato, na competição no entanto, marcou apenas três gols, que foram importantes para as classificações da equipe. Seu último clube foi o Mogi Mirim no ano de 2003. Atualmente é comentarista do Grupo Globo.

11. Oséas

SOC-LIBERTADORES-OSEAS | MARIE HIPPENMEYER/Getty Images
SOC-LIBERTADORES-OSEAS | MARIE HIPPENMEYER/Getty Images

Marcou o gol que colocou a disputa nas penalidades máximas, ainda foi vice-artilheiro da equipe no torneio, Oséas é aquele jogador que sempre vai ficar marcado na memória dos palmeirenses. O baiano se aposentou em 2005, após passagem no Brasiliense.

Siga o Yahoo Esportes no Instagram, Facebook e Twitter

Assine agora a newsletter Yahoo em 3 Minutos