Polônia bate Montenegro em confronto direto e dispara na ponta do grupo E

Redação Central, 26 mar (EFE).- A Polônia deu neste domingo um passo importante para disputar a Copa do Mundo do ano que vem, na Rússia, ao vencer Montenegro por 2 a 1 em Podgorica e abrir frente na liderança do grupo E das Eliminatórias.

Lewandowski voltou a marcar com a camisa da seleção polonesa e abriu o placar aos 40 minutos do primeiro tempo. Mugosa ainda empatou para a equipe anfitriã, aos 17 minutos da etapa final, mas Piszczek selou o triunfo dos visitantes balançando a rede aos 38.

Uma das 13 concorrentes ainda invictas na classificatória europeia, a Polônia soma 13 pontos, seis a mais que o adversário deste domingo, que continua na segunda posição. Os montenegrinos levam a melhor no saldo de gols contra a Dinamarca, que foi até Cluj-Napoca encarar a Romênia e empatou em 0 a 0.

Dessa forma, a disputa pela segunda posição, que leva à repescagem, está bastante embolada. Isso porque os romenos foram a seis pontos, mesmo número da Armênia, que mais cedo havia batido o Cazaquistão por 2 a 0.

Por sua vez, a Irlanda do Norte voltou à vice-liderança do grupo C, perdida horas antes para a República Tcheca. Em Belfast, os donos da casa fizeram 2 a 0 sobre a Noruega, com gols de Ward e Washington, e com isso atingiram dez pontos, dois a mais que os tchecos, que mais cedo golearam San Marino por 6 a 0 como visitantes.

Já os noruegueses, que não disputam um Mundial desde 1998, quando inclusive bateram o Brasil na fase de grupos, estão em penúltimo lugar, com apenas três pontos.

A liderança da chave é da Alemanha, que goleou o Azerbaijão por 4 a 1 em Baku e foi a 15 pontos. A atual campeã mundial é uma das duas seleções que ainda têm 100% de aproveitamento nas Eliminatórias do Velho Continente após cinco rodadas. A outra é a Suíça, primeira colocada do grupo B, o mesmo de Portugal.

O grupo D tem um cenário parecido, com a Inglaterra disparada na ponta, com 13 pontos, enquanto quatro seleções aparecem na sequência separadas por quatro pontos.

A Eslováquia (9 pontos) saltou para o segundo lugar ao derrotar Malta (0) por 3 a 1 fora de casa. A Eslovênia (8), por sua vez, caiu para terceira ao perder para a Escócia (7) por 1 a 0 em Glasgow. A Lituânia, que perdeu para o 'English Team' por 2 a 0, é penúltima, com cinco pontos. EFE