Pigossi e Bia Maia nomeadas em premiação das melhores do ano da WTA

Omar Erre


O brilhante ano do tênis feminino nacional tem duas tenistas entre as nomeadas para a premiação de melhores do ano. Bia Maia e Laura Pigossi estão em votação em duas categorias.

Bia Maia foi Nomeada na categoria Tenista que mais Evoluiu, das jogadoras que fecham o ano no top 100 e que mais subiram e se destacaram no ano. Ela venceu dois WTAs 250, em Birminagham e Nottingham, fez final no WTA 1000 de Toronto, no Canadá, e fechou temporada como a 15ª colocada. Bia concorre com as russas Veronika Kudermetova, Ekaterina Alexandrova e Liudmila Samsonova, além da australiana Ajla Tomljanovic. Rafael Paciaroni, técnico de Bia Maia, concorre como Treinador do Ano ao lado de David Witt (técnico de Jessica Pegula), Tomasz Wiktorowski (Swiatek), Carlos Martinez (Daria Kasatkina), Issam Jellali (Ons Jabeur), Bertrand Perret (Caroline Garcia), Corey Gauff e Diego Moyano (Coco Gauff) e Tom Hill (Maria Sakkari).

Laura Pigossi está concorrendo na categoria Newcomer of the Year, das que entraram no top 100 com grandes resultados. A paulistana fez final do WTA 250 de Bogotá, na Colômbia, saindo do qualifying e ainda fez quartas em Varsóvia vindo como lucky-loser, quando entrou no top 100 pela primeira vez. Laura concorre com a tcheca Linda Fruhvirtova, a alemã Jule Niemeier, a egípcia Mayar Sherif , a chinesa Qinwen Zheng e a britânica Harriet Dart.

A categoria melhor jogadora está com Iga Swiatek, número 1 absoluta e com seis títulos consecutivos. Ons Jabeur, Coco Gauff e Jessica Pegula brigam pela premiação. Caroline Garcia e Elena Rybakina estão nomeadas. Nas duplas, as tchecas Barbora Krejcikova / Katerina Siniakova concorrem com Veronika Kudermetova / Elise Mertens, Coco Gauff / Jessica Pegula, Gabriela Dabrowski / Giuliana Olmos e Lyudmyla Kichenok / Jelena Ostapenko.

No Comeback of The Year, ou seja, o Retorno do ano, Serena Williams concorre com Tatjana Maria, Daria Saville e Donna Vekic.

A votação será feita pela mídia internacional e as vencedoras anunciadas em algumas semanas.