Peter Pan! Meia e família criam e cuidam de orfanatos na Polônia

Piotr Zielinski, zagueiro polonês durante jogo da Copa do Mundo. Foto: MANAN VATSYAYANA/AFP via Getty Images
Piotr Zielinski, zagueiro polonês durante jogo da Copa do Mundo. Foto: MANAN VATSYAYANA/AFP via Getty Images

Piotr Zielinski provavelmente não seria o primeiro nome a ser lembrado quando se fala na seleção da Polônia. Discreto dentro e fora dos gramados, o meia marcou seu primeiro gol em Copas do Mundo na vitória sobre a Arábia Saudita na fase de grupos e ajudou os poloneses a chegarem nas oitavas-de-final. Mas esse está longe de ser o maior gol da vida do jogador.

Zielinski, que fez toda sua carreira na Itália, comprou dois prédios em sua terra natal, os renovou, e então os transformou em lares para acolher crianças em situação de abandono parental. A fundação ‘Peter Pan’ recebe jovens provenientes de famílias afetadas pelo alcoolismo, abuso de substâncias ilícitas e outras patologias.

Leia também:

Os pais do jogador fazem a administração da fundação, que fica na cidade de Zabkowice. A família tem experiência em prover lares adotivos para crianças e jovens em situação difícil desde 2002. Inicialmente Zielinski ficava chateado com a atenção dispensada pelos pais para as crianças abrigadas na casa da família, mas enquanto crescia entendeu a importância do trabalho feito por eles. Apesar de morar na Itália, onde atua pelo Napoli, o jogador participa do dia-a-dia dos lares, sempre visitando quando possível.

No site oficial da fundação é possível saber mais sobre o trabalho realizado.

"Queremos prover suporte psicológico e organizacional não apenas para as crianças, mas também para suas família, independente de elas terem sido afetadas por alguma doença, pobreza ou crise em seu relacionamento", explica o texto.

“Acreditamos que suporte emocional permitirá que eles passem por esses momentos difíceis, aproveitem para aprender com as experiências e lidem melhor com suas vidas. Acreditamos que construindo uma rede de voluntários seremos capazes de manter e multiplicar a ajuda fornecida."

Piotr Zielinski já anunciou sua vontade de expandir a fundação, com mais lares para que outras crianças possam ser ajudadas.

A Polônia enfrenta a França pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo do Catar neste domingo (04), às 12h, horário de Brasília, e com certeza direto de Zabkowice Zielinski terá uma torcida muito especial para que marque mais golaços.