British Shorthair ou gato de pelo curto inglês: tudo sobre as raças

·3 minuto de leitura
Cute british short-hair cat with copper eyes.
O gato Inglês de Pelo Curto, ou British Shorthair, é provavelmente a mais antiga de gato doméstico (Foto Getty Images)

A raça mais popular e antiga do Reino Unido é meiga, de fácil adaptação e popularmente conhecida por sua pelagem cinza e olhos amarelos vibrantes. Na verdade, o gato Inglês de Pelo Curto, ou British Shorthair, é provavelmente a mais antiga de gato doméstico.

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Siga o Yahoo Vida e Estilo no Google News

Há aproximadamente 2000 anos, por volta de 50 d.C., quando o Império Romano invadiu a Bretanha, levou com a sua tropa gatos descendentes de gatos selvagens africanos, para combater os ratos que se espalhavam pelo solo inglês.

Leia também

Os ancestrais diretos do British Shorthair são os gatos domésticos, provavelmente introduzidos no País de Gales pelos romanos, que os obtiveram direta ou indiretamente dos egípcios. Do País de Gales, o Felis catus passou para a Inglaterra, com a missão principal de desratização.

Cat sleeping on a mustard yellow sofa.
Mesmo de pelagem curta, as escovações nos gatos ingleses de pelo curto devem ser frequentes (Foto Getty Images)

Na primeira exposição felina no Crystal Palace, em 13 de março de 1871, em Londres, a raça foi amplamente exibida e logo denominada de “British” para distingui-la das raças estrangeiras recentemente introduzidas na Grã-Bretanha e “Shorthair” para qualificar sua pelagem curta em relação a dos persas e angorás turcos.

Vintage colour lithograph of Alice and the Cheshire Cat, from Alice's Adventures in Wonderland by Lewis Carroll, John Tenniel.
O British Shorthair inspirou o gato de Alice no País das Maravilhas (Foto Getty Images)

Por sua inteligência, é uma das raças preferidas para produções audiovisuais. São excelentes companheiros para toda a família: amistosos e muito afetuosos. É um gato elegante, compacto, bem balanceado e forte, que prefere estar no chão, se interessando pouco por atividades como saltar, fazer acrobacias ou escalar móveis e objetos. A raça também inspirou o Gato de Alice no País das Maravilhas. O autor Lewis Carroll achava que o animal estava sempre sorrindo por causa do formato de sua boca.

Grey British cat lying on a wicker chair on the veranda.
Apesar de não ser um gato conhecido por sua agilidade, o gato inglês de pelo curto adora brincar (Foto Getty Images)

O Gato de Pelo Curto Inglês tem cabeça grande e orelhas arredondadas, muito separadas entre si. Seu corpo é forte e robusto, com pelagem curta e densa. De porte médio para grande, costuma pesar em torno de 8kg e tem expectativa de vida de 15 anos. Apesar de não ser um gato conhecido por sua agilidade, adora brincar e é capaz de fazer amizade com crianças e até mesmo com outros pets. Mesmo considerando seu porte e aspecto robusto, este bichano mantém seus instintos de caçador e é considerado um gato de caráter independente. Também são conhecidos por amadurecer mais tarde, mantendo sua jovialidade por mais tempo.

Mesmo de pelagem curta, as escovações devem ser frequentes, em especial em períodos de troca de pelo sazonais, assim como os banhos, limpezas das orelhas e corte das unhas, já que ele não é um pet tão ativo. Por ser mais sedentário, é importante cuidar do peso e alimentação do bichano.

Assine agora a newsletter Yahoo em 3 Minutos

Siga o Yahoo Vida e Estilo no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube