Pesquisa lista atividades físicas que contribuem para a memória

Caminhada é um dos melhores exercícios para o corpo e a mente humana (Foto: Pexels)


As atividades físicas tem seu benefício mais que comprovado em diferentes áreas e contribuindo de diversas maneiras com a saúde. E um estudo da Darmouth College, nos Estados Unidos, revelou outra função importante que os exercícios físicos podem ajudar: a memória. A pesquisa também aponta de que forma isso acontece, e quais atividades podem contribuir.

Segundo o estudo, a atividade física ajuda na saúde de forma geral, e que alguns exercícios contribuem no aspecto mental das pessoas, o que se torna essencial, já que a função cognitiva do corpo humano é uma das mais utilizadas do dia a dia.

O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi feito com 113 consumidores de uma empresa de produtos eletrônicos e fitness. Segundo a pesquisa, as pessoas que se exercitam em baixas intensidades foram melhores em alguns exercícios de memória.

Por outro lado, as pessoas que realizam exercícios de uma maneira mais intensa, foram melhores em outras atividades que exigem função cognitiva.

Além disso, o estudo também relacionou a intensidade dos exercícios com reações relacionadas à saúde mental. A pesquisa afirmou que participantes com atividades mais intensas apresentaram níveis maiores de estresse, enquanto as pessoas que realizaram atividades menos ativas, apresentaram taxas menores de ansiedade e depressão, por exemplo.

Por fim, alguns exercícios podem ajudar a melhorar a memória, já que exigem memorização: caminhada, natação e bicicleta, atividades aliadas da função cognitiva.