Pesquisa feita pela Newzoo destrincha números do esporte eletrônico no Brasil

Jairo Junior
Game Hall

Em parceria com o Esports Bar, a Newzoo, empresa de consultoria e pesquisas referência no mundo do esporte eletrônico, publicou em seu site um grande report recheado de números, que destrincham e traduzem o que é o esporte eletrônico no Brasil. Ao menos boa parte dele.

Por lá, podemos encontrar muitos dados interessantes, os quais se transformam em dados não só extremamente úteis, como também valiosos. A pesquisa começa falando sobre a população total do país e a parcela que é considerada gamer de alguma forma. Nisto, há uma comparação com o número de views casuais com as de esport entre os anos de 2017 e 2018, além de uma projeção indicando que, em 2021, estes números podem praticamente dobrar do ano passado até o ano citado.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio
A audiência de esport no Brasil. Fonte: Newzoo.
A audiência de esport no Brasil. Fonte: Newzoo.

A pesquisa também fala um pouco sobre as pessoas que assistem a conteúdos de esporte eletrônicos de certos jogos, mesmo sem jogá-los. Nesta lista, League of Legends, Counter Strike:Global Offensive, Dota 2, Overwatch e até Clash Royale, aparecem.

Por falar em listas, eles também definiram quem são os maiores streamers que falam português, de acordo com suas horas assistidas entre os meses de janeiro e junho de 2018. YoDa ficou em primeiro, seguido por alanzoka, jukesSkipNhO e mais. Veja o ranking completo:

Os maiores streamers do Brasil. Fonte: Newzoo.
Os maiores streamers do Brasil. Fonte: Newzoo.

Com YoDa no topo tendo o LoL como seu principal jogo, não é de se admirar que a Riot Games Brazil tenha o maior canal de esport do país com 5.7 milhões de horas assistidas entre janeiro e junho deste ano. Completando o top 3, estão o da Beyond The Summit de Dota 2 com 2.8 milhões e o da Gamers Club de CS:GO com 2.6 milhões. Outro número que impressiona é o canal do narrador Bernado “BiDa” Moura (bidado), que apesar de não pertencer a uma empresa como os anteriores, também transmite torneios e teve 800 mil horas assistidas neste mesmo período, assumindo a sétima posição do ranking.

A pesquisa é ainda mais completa do que mostramos aqui. Por isso, caso você queira conferi-la na íntegra, o que nós recomendamos que você faça, basta clicar neste LINK.

Leia também