Pesca esportiva é uma ótima atividade terapêutica, afirma o pescador Maicon Bianchi

·1 min de leitura
Maicon Bianchi é referência em pesca esportiva (Foto: Arquivo Pessoal)


"Tá estressado? Vai pescar!". Embora seja utilizada comumente em tom de ironia, a sugestão faz total sentido. Isso porque a pesca esportiva oferece diversos benefícios para a saúde mental, como, por exemplo, redução do estresse, melhora da concentração e aumento de confiança. Fisicamente, a pesca promove exercícios contínuos, que funcionam de forma aeróbica.

Referência na pesca esportiva no Brasil, o paulista Maicon Bianchi, campeão de diversos torneios da modalidade e consultor da revista "Pesca & Cia", explicou como o esporte ajuda a aliviar as tensões causadas pelo estresse do dia a dia.

"A pescaria é terapêutica", afirma. "Desde quando você decide pescar e passa a organizar as iscas, as varas, os anzóis etc., passando pela indispensável pré-pescaria com os amigos e, claro, na hora de pescar de fato. Nessa hora, todos os problemas do dia a dia ficam para trás e você só consegue pensar na pesca propriamente".

Se a ideia é se desconectar dos problemas comuns de quem mora em grandes cidades, Bianchi sugere praticar a pesca em locais mais isolados.

"Um dos diferenciais da pesca para outros esportes é o contato com a natureza. Quando vou para a Amazônia, por exemplo, onde a gente não tem acesso à internet, telefone, nada… é uma semana de puro contato com a natureza… é tão relaxante que a gente nem lembra dos problemas, a gente só foca na pesca mesmo".

O próprio Maicon Bianchi é a prova de que a pesca esportiva funciona perfeitamente como uma espécie de "calmante" natural.

"A pesca esportiva é fundamental para a minha vida. Me tornou uma pessoa mais calma, sem dúvida nenhuma. Quando a gente volta para a rotina, a gente volta mais tranquilo, paciente. Isso ajuda muito na relação interpessoal e impacta em outras atividades", destaca o pescador.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos