Perto de estreia contra o Ituano, São Paulo terá somente o Campeonato Paulista como preocupação por meses

São Paulo terá início de temporada tranquilo neste ano (Foto: Divulgação/São Paulo)


Perto de estrear no Campeonato Paulista neste domingo (15), o São Paulo só terá um compromisso até abril deste ano: o estadual. Em um calendário mais 'tranquilo' que o comum, o foco será na dedicação total nas primeiras fases da competição.

Por ter terminado o Campeonato Brasileiro na nona colocação no último ano, disputará a Copa Sul-Americana e já está classificado na Copa do Brasil. Porém, as estreias destes campeonatos só acontecerão daqui três meses. O Tricolor não terá que disputar as duas primeiras fases do mata-mata brasileiro.

O continental, por sua vez, está previsto para começar no dia 5 de abril. E esta será um dos maiores artifícios do São Paulo para conseguir algo que é visto como viável pela comissão técnica e diretoria do clube: a conquista do Paulistão 2023.

Recentemente, em entrevista à 'TV Gazeta', Julio Casares - presidente do clube - apontou o Paulista como uma das competições que o Tricolor mais tem chance de erguer a taça neste ano.

- O São Paulo quando entra com essa camisa, se tiver par ou ímpar tem que tentar ganhar. Mas nós sabemos que Copa do Brasil é difícil, Brasileiro é difícil... Você olha o regional e a Sul-Americana com um pouco mais de possibilidade - destacou.

No último ano, o calendário foi uma das maiores dificuldades do São Paulo na temporada. Em uma determinada época, chegou a disputar fases decisivas de três competições ao mesmo tempo. Além do Brasileiro, lutava pela Copa Sul-Americana (vice-campeão) e pela Copa do Brasil (eliminado na semifinal).

Em todo território nacional, o São Paulo - ao lado do Flamengo - foi a equipe com mais jogos no ano. Ao todo, disputou 77 partidas. Os efeitos foram explícitos. Por conta dos desgastes físicos, o Departamento Médico foi enchendo e o elenco encurtando. Neste período, o Tricolor chegou a 'perder' diversas figuras importantes durante a temporada.

Com esta 'folga' do calendário no começo do ano, além de ter uma possibilidade maior de preparação em busca do título, poderá pensar no que aguarda o elenco de Rogério Ceni mais para frente. Com o início do Campeonato Brasileiro, o São Paulo voltará a enfrentar três competições em simultâneo, assim como em 2022.

A final do Campeonato Paulista é prevista nas metas orçamentárias que o clube traçou para 2023. O São Paulo conta com seis novos reforços e uma reformulação no elenco. O encontro com o Ituano deste domingo (15) acontece às 18h30 (de Brasília), no estádio do Morumbi. Até o momento, mais de 35 mil ingressos foram vendidos.