Perto de estreia pelo Corinthians, Lázaro precisa fugir da sombra de Tite e se apresentar ao futebol


Após sete jogos como treinador interino do Corinthians, sem ser derrotado, Fernando Lázaro terá sua primeira experiência como técnico efetivo do clube alvinegro neste domingo (15). Com contrato até o fim da temporada, o profissional, que tem uma trajetória longa de ligação com a equipe alvinegra, terá dois grandes desafios neste início de trabalho: a exposição e evitar comparações com Tite.

Um dos maiores técnicos da história corintiana, Tite também está entre as principais referências profissionais de Lázaro. Eles trabalharam juntos no próprio Timão, entre 2010 e 2014, e depois entre 2015 e 2016. Também fizeram parceria na Seleção Brasileira, entre 2016 e 2019, quando Fernando foi trabalhar na CBF como analista a convite do ‘professor Adenor’. Dessa forma, Fernando Lázaro absorveu posturas, formas de falar e até métodos de treinamento de Tite.

+ Emerson Shake vence Emerson Jake em duelo que parou a internet; veja os memes

+ Confira as movimentações do mercado da bola no vaivém do LANCE!

E ainda que veja isso como positivo, o momento é do atual comandante corintiano criar a própria identidade e trajetória no futebol. Para isso, Fernando Lázaro sabe que terá que lidar com maior frequência aos holofotes. Acostumado a trabalhar nos bastidores, ele é bastante tímido e precisará se acostumar com as novas rotinas. Para isso, o profissional já contratou um assessor de imprensa particular. Luciano Signorini é quem cuidará da imagem do atual técnico corintiano. O especialista em comunicação tem em seu portfólio clientes como o goleiro Cássio e o próprio técnico Tite.

Se por um lado, Lázaro ainda se sente nervoso para encarar as câmeras, microfones e salas de imprensa, no campo ele tem atuado com a leveza de quem está há anos trabalhando no futebol e tem a grande chance de mudar o patamar da carreira.

+ Confira a tabela o Campeonato Paulista e simule os jogos da competição

A aceitação do elenco corintiano com a escolha do profissional foi grande desde o anúncio e só aumentou quando os treinamentos começaram na pré-temporada. Para o grupo, Fernando tem grande conhecimento de futebol e é bastante didático para passar as suas ideias. Essa aprovação também passa pelos auxiliares Luciano Dias e Thiago Larghi. A dupla é bastante ativa nas atividades cotidianas.

Fernando Lázaro e Luciano Dias - Treino Corinthians
Fernando Lázaro e Luciano Dias - Treino Corinthians

Fernando Lázaro (à esquerda) ao lado do auxiliar Luciano Dias (à direta) (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)

A primeira missão do Corinthians comandado por Fernando Lázaro será a mais difícil entre os grandes de São Paulo na primeira rodada do Campeonato Paulista. O Timão vai encarar o Red Bull Bragantino, que há três anos está na elite do futebol brasileiro, na cidade de Bragança. Além da ansiedade que cerca uma estreia, o treinador corintiano terá alguns ‘pepinos para descascar’. O principal deles é a formação do ataque, que não terá Adson (suspenso), Ángel Romero (fora por questões burocráticas) e Yuri Alberto (com dores em um dos tornozelos).