Pelo título da Taça Rio, Vasco vai com força máxima contra reservas do Botafogo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Vasco e Botafogo decidem neste domingo (16), às 16h, quem leva o título da Taça Rio. O confronto no Engenhão será marcado pelo contraste dos ânimos -o time cruzmaltino promete força máxima, enquanto o clube alvinegro atuará com reservas por disputar a Taça Libertadores na próxima semana.

A partida deste final de semana não influencia nas semifinais do Campeonato Carioca, que já estão definidas. O Botafogo irá encarar o Flamengo, e o Vasco enfrentará o Fluminense. Apesar disso, um dos fatores que motivam as equipes na Taça Rio é o prêmio para o vencedor: R$ 1 milhão.

O técnico Milton Mendes terá quase todo elenco vascaíno à disposição. A exceção é Marcelo Mattos, que ainda aprimora o condicionamento físico após passar por cirurgia. Um reforço importante para o duelo será o atacante Luís Fabiano. Ele havia sido suspenso por seis jogos após agredir o árbitro no clássico com o Flamengo, em 26 de março. Porém, o clube obteve um efeito suspensivo que permite a atuação do jogador contra o Botafogo.

“É sempre bom estar numa final, seja ela qual for. Uma final é sempre uma final. Chegam sempre as equipes com melhor desempenho. Conseguimos por mérito essa classificação. Vamos encarar essa decisão como a maior das nossas vidas, pois ela é a próxima. Vamos pensar exclusivamente nesse jogo”, avaliou o treinador vascaíno.

Já o Botafogo está dividido entre o clássico e a Libertadores. O time irá enfrentar o Barcelona de Guaiaquil na quinta-feira (20). Por causa disso, uma parte do elenco viajou direto ao Equador após a vitória por 2 a 0 sobre o Atlético Nacional na última quinta (13), na Colômbia. Enquanto isso, o técnico Jair Ventura e nove jogadores -Helton Leite, Fernandes, João Paulo, Gilson, Leandrinho, Guilherme, Sassá, Bruno Silva e Igor Rabello - retornaram ao Brasil para se juntarem aos atletas que ficaram no Rio de Janeiro se preparando para o duelo com o Vasco.

O volante Matheus Fernandes, 18, é um dos que ficaram treinando na sede em General Osório enquanto o time excursionou pela América do Sul. Ele garante que a equipe está concentrada e valorizou a oportunidade.

“O Jair [Ventura] fala que temos que ganhar. Não importa o jogo. No mundo do futebol isso é muito importante. É uma final, vamos pra vencer, com força máxima. Eu considero todo mundo titular. Todos treinam com a mesma força para chegar bem nestes momentos.”

VASCO

Martín Silva; Gilberto, Rafael Marques, Rodrigo e Henrique; Jean, Douglas, Andrezinho, Nenê e Yago Pikachu; Luis Fabiano. Técnico: Milton Mendes

BOTAFOGO

Helton Leite; Fernandes, Igor Rabello (Marcelo), Renan Fonseca e Gilson; Bruno Silva, João Paulo, Matheus Fernandes e Leandrinho; Guilherme e Sassá. Técnico: Jair Ventura

Estádio: Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro

Juiz: Bruno Arleu de Araújo