Pela primeira vez rodada final em Minas tem Atlético e Cruzeiro em busca da classificação

Victor Martins
·4 minuto de leitura
Cruzeiro e Atlético chegam à última rodada do Mineiro ainda sem lugar garantido na semifinal (Fernando Moreno/AGIF)

Foram pouco mais de quatro meses de interrupção do Campeonato Mineiro, provocada pela pandemia causada pelo novo coronavírus. O retorno do futebol em Minas Gerais aconteceu nesse domingo (26), com seis partidas do Módulo I. O Cruzeiro venceu pela manhã, mas à tarde viu a vaga na semifinal ficar mais distante. O Atlético-MG empatou o clássico com o América-MG e ainda não está classificado. Raposa e Galo chegam à última rodada ainda precisando de resultado, algo inédito na história recente da competição.

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Siga o Yahoo Esportes no Google News

O modelo de disputa é basicamente o mesmo desde 2004, com os clubes se enfrentando em turno único e disputando as vagas nas fases finais. Desde então foram alguns ajustes, como número de participantes, que já foi de 14 e agora está em 12, e também na quantidade de fases. Em algumas oportunidades foram oito classificados, mas atualmente são apenas quatro, que vão direto para a semifinal.

Leia também:

Com tamanha diferença técnica e financeira paras demais equipes do torneio, a dupla Atlético e Cruzeiro sobra na disputa. São 14 títulos nas últimas 16 edições, sendo Ipatinga (2005) e América (2016) os intrusos na lista de campeões. O clássico decidiu a competição em dez oportunidades em 16 possíveis. Porém, 2020 está diferente.

Pela primeira vez a última rodada do Mineirão será disputada sem ter ao menos um dos dois gigantes do estado já classificado. Para o Atlético não chega a ser uma novidade busca pela vaga na jornada derradeira. Isso aconteceu uma vez, em 2005, quando a equipe alvinegra bateu a URT por 4 a 1, no antigo Independência e garantiu vaga na semifinal.

Agora, são três clubes disputado duas vagas. Enquanto Tombense e América já estão classificados, um entre Atlético, Caldense e Cruzeiro vai ficar fora da semifinal. Ocupando a terceira colocação, a equipe de Poços de Caldas recebe a Raposa e pode perder por até dois gols de diferença que ainda assim estará entre os finalistas.

A situação alvinegra é menos complicada em relação ao rival. O time comandado por Jorge Sampaoli precisa de uma vitória simples diante do Patrocinense, no Mineirão. Pela fragilidade do adversário, que completou o elenco com jogadores amadores para os compromissos finais do Estadual, é até difícil imaginar um tropeço do Atlético. É possível avançar até mesmo com derrota, desde que o Cruzeiro não vença a Caldense.

E é justamente o time celeste que tem o maior desafio pela frente. Para não depender de um tropeço do rival, a equipe de Enderson Moreira precisa vencer a Caldense por três gols vantagem. Tarefa que não será nada simples, afinal a Veterana joga em casa e a situação do gramado do estádio Ronaldo Junqueira não é nada boa. O triunfo simples pode servir, desde que o Atlético não supere o Patrocinense.

A rodada final do Mineiro será disputada nesta quarta-feira (29), com todos os jogos às 21h30. Veja abaixo o que estará em disputa a cada partida.

Tombense x Uberlândia, em Tombos – A equipe da casa garante a melhor campanha da primeira fase com um triunfo simples. Já o adversário busca um lugar na Série D do Brasileirão em 2021.

Caldense x Cruzeiro, em Poços de Caldas – Os dois times buscam um lugar na semifinal. A equipe da casa tem boa vantagem.

Boa Esporte x Tupynambás, em Varginha – O mandante joga por um lugar na Taça Inconfidência (disputa entre os times que ficam do 5º ao 8º lugar do Mineiro). A equipe visitante já está rebaixada.

Atlético x Patrocinense, em Belo Horizonte – O Galo busca um lugar na semifinal, enquanto o adversário pode garantir presença da Taça Inconfidência e também na Série D de 2021.

URT x América, em Patos de Minas – A equipe da casa tenta garantir vaga na Taça Inconfidência e na Série D do ano que vem. Já o Coelho ainda pode ser o líder, mas depende de um tropeço do Tombense.

Villa Nova x Coimbra, em Nova Lima – Confronto direto contra o rebaixamento. O time da casa precisa vencer para não cair. Portanto, o visitante joga pelo empate para seguir no Módulo I.

Veja mais sobre futebol mineiro no Blog de Victor Martins

Siga o Yahoo Esportes no Instagram, Facebook e Twitter