Pelé é citado até em hino de clube da Grécia

Pelé é o maior atleta do século XX e o Rei do futebol (Foto: Reprodução / Instagram)


Rei do futebol, Pelé tornou-se uma das celebridades mais famosas do mundo e ultrapassou os limites das quatro linhas. O maior atleta do século XX participou de inúmeros programas de TV, de filmes com Sylvester Stallone e 'Os Trapalhões', assim como de campanhas sociais e foi condecorado embaixador da ONU/UNICEF. Edson Arantes do Nascimento, que lutava contra um câncer no intestino, faleceu nesta quinta, 29 de dezembro, após sofrer falência múltipla de órgãos.

A relação do ex-jogador com o Santos o fez conquistar o mundo de diversas formas. Seja com gols, lances mágicos e dribles desconcertantes, ou por momentos curiosos, que estão gravados para a eternidade. Um fator curioso é que o craque e o Alvinegro Praiano tem seus nomes na letra do hino oficial do Olympiakos, principal time da Grécia.

Em um amistoso realizado no Estádio Apostolos Nikolaidis, em Atenas, o Olympiacos desbancou o poderoso Santos de Pelé & cia por 2 a 1 no dia 4 de julho de 1961. Os gols do marcante triunfo foram marcados por Surunes e Possidon. O zagueiro Stenefakos (contra) descontou para o Peixe.Na época, o time paulista era considerado como um dos melhores times do mundo.

Naquele mesmo ano, o Santos realizou uma excursão pela Europa e colecionou vitórias em seis países diferentes. Foram 14 em 17 jogos com o título de dois torneios na conta: o de Paris e da Itália, diante de equipes como Lyon, Juventus, Roma, entre outros. Nos anos seguintes, a consagração mundial do Rei com a camisa do time paulista: o bi mundial com jogos inesquecíveis diante do Benfica, de Eusébio, e do Milan.

Na época, o Olympiacos já era forte e havia conquistado 16 títulos do campeonato nacional e nove títulos da Taça da Grécia. Mas derrotar o esquadrão santista elevou o patamar do clube que decidiu registrar o feito para sempre na história do futebol grego. Decidiram, então, adicionar os nomes do Santos e de Pelé (Σάντος κι ο Πελέ) ao hino oficial.

"Eles tremem quando ouvem o seu nome: Olympiacos. Eles ainda lembram do seu nome: o Santos de Pelé", aponta o trecho do hino da equipe grega.

Ficha-Técnica da partida:

Olympiakos 2 x 1 Santos (4 de julho de 1961)
Local: Estádio Apostolos Nikolaidis
OLYMPIAKOS: Theodoridis; Kabolis, Stenefakos e Simandiris; Polychroniu e Kotridis (Papazoglu); Gavetsos, K. Papazoglu, Bebis (Surunes), Sideris e Possidon.
SANTOS: Laércio; Getúlio e Mauro; Dalmo, Zito (Pagão) e Lima; Dorval (Sormani), Mengálvio (Formiga), Coutinho, Pelé (Bé) e Pepe.

HINO DO OLYMPIAKOS (Traduzido para o português)


A lenda da terra… Olympiacos
Coroado de louros e gloriosas
Você tem a força, Olympiacos
Que nunca te deixará abandonado
Olympi, Olympi, Olympiacos
O melhor e maior clube de todos
Meu amor é o maior de todos
Meu Olympiacos
Olympi, Olympi, Olympiacos
O melhor e maior clube de todos
Meu amor é o maior de todos
Meu Olympiacos
Glória aos seus filhos…Olympiacos
Mil canções para ti
És famoso em todas as partes
Eles tremem quando ouvem o seu nome: Olympiacos
Eles ainda lembram do seu nome: o Santos de Pelé
Olympi, Olympi, Olympiacos
O melhor e maior clube de todos
Meu amor é o maior de todos
Meu Olympiacos
Olympi, Olympi, Olympiacos
O melhor e maior clube de todos
Meu amor é o maior de todos
Meu Olympiacos.