Paulinho resolveria a principal carência do Corinthians neste momento?

·3 minuto de leitura

Estamos diante de mais uma possível contratação de um jogador que fez parte da "época de ouro" do Corinthians. Na última semana, Paulinho, que já estava ouvindo propostas da diretoria alvinegra desde que chegou da China para treinar no Red Bull Bragantino, passou a dar mais atenção para a equipe paulistana, o que fez com que a torcida se animasse com um acerto definitivo nos próximos dias.

Entretanto, tendo em vista o momento financeiro do clube, é plausível e interessante contar com um jogador do calibre do volante artilheiro? Ele resolveria a principal carência do Corinthians neste momento? A seguir, uma breve análise sobre a situação.

Paulinho se encaixaria no sistema de Sylvinho | Miguel Schincariol/Getty Images
Paulinho se encaixaria no sistema de Sylvinho | Miguel Schincariol/Getty Images

É importante falarmos sobre o esquema tático do Corinthians. Após deixar no passado o bom esquema que estava sendo implementado por Vagner Mancini, Sylvinho deu inicio ao seu trabalho, deixando o time armado, defensivamente, com uma linha de quatro a frente do goleiro Cássio. Além da linha, o técnico alvinegro também gosta de jogar com três volantes no meio campo, sendo um com características de passe, um de marcação e outro mais ofensivo.

Paulinho se encaixaria na posição do volante mais ofensivo, sendo esta vaga ocupada atualmente por Roni ou Vitinho. Obviamente, Paulinho tem mais técnica e mais recurso que os dois jovens citados, mas, por outro lado, tem mais idade. Ele conseguiria aguentar a correria, a busca constante da bola no momento em que o adversário vem saindo para o jogo, trocando passes na intermediária defensiva? Fica aí a dúvida. Precisamos saber se o homem está bem condicionado.

Paulinho fará o Corinthians mais ofensivo | Ricardo Bufolin/Getty Images
Paulinho fará o Corinthians mais ofensivo | Ricardo Bufolin/Getty Images

Como o Corinthians não joga com um meia de criação, ficando tudo muito a cargo da velocidade de Gustavo Silva, pelo lado direito do campo, ou da troca de passes entre os volantes, um jogador mais técnico e com boa chegada ao ataque, seja com chutes de longa distância, infiltrações ou nas bolas aéreas, ajudaria muito a fazer com que o sistema do novo treinador passasse a dar certo não somente na questão defensiva, mas também na questão ofensiva, na hora de colocar a pelota no fundo do barbante.

O principal problema do Corinthians é o ataque? Sim, mas não só os atacantes. O problema do time é o setor ofensivo, a execução da estratégia ofensiva. O time não precisa somente do Paulinho, acrescentando muito mais técnica ao ataque alvinegro do que para defesa, mas também precisa de um bom finalizador, de outro ponta de qualidade e de um meio campista criador de jogadas. São estes jogadores que fazem falta ao clube do Parque São Jorge hoje pois desta forma será possível com que o técnico Sylvinho tenha mais opções no elenco de criar outras formas do time jogar.
Desta forma, Paulinho seria útil? Sim. Resolveria o principal problema? Não. Existem lacunas que um dos jogadores mais importantes da conquista da Libertadores e do Mundial de 2012, não poderá suprir. Novas contratações devem ser feitas.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos