Paris-2024 anuncia o percurso das maratonas olímpicas

Mapa do percurso da maratona olímpica de Paris-2024. (Divulgação)


O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 anunciou nesta quarta-feira (5/10) o percurso das maratonas masculina e feminina e da prova adicional de 10km, ambas serão abertas ao público, numa iniciativa pioneira na história das Olimpíadas. Depois das restrições sanitárias dos Jogos Olímpicos de Tóquio, pela primeira vez na história moderna, a Olimpíada terá evento para atletas não profissionais em suas instalações no mesmo período do megaevento.

Para a maratona olímpica, um dos eventos mais emblemáticos dos Jogos, a organização definiu uma rota, inspirada na “Marcha das Mulheres”, realizada de 5 a 6 de outubro de 1789, quando cerca de sete mil mulheres marcharam por Paris, Sèvres e St Cloud antes de chegar a Versalhes e forçar o rei a voltar ao Palácio de Tulherias, dando início à Revolução Francesa.

O anúncio foi feito na presença de Tony Estanguet, presidente de Paris-2024; Anne Hidalgo, prefeita de Paris; Valérie Pécresse, presidente do Conselho Regional de Ile-de-France; Jon Ridgeon, CEO da World Athletics; Geoffroy Sirven-Vienot, vice-presidente de Patrocínio, Eventos e Parcerias da Orange; Paula Radcliffe recordista mundial entre 2003 e 2019, e o maratonista internacional francês Yohan Durand.

O percurso começa no Hôtel de Ville, sede do governo de Paris, e termina na Esplanade des Invalides, um amplo gramado com vista para o Rio Sena. A prova passará por alguns dos mais belos pontos turísticos e monumentos de Paris e seus arredores, como o Museu do Louvre, Grand Palais, Château de Versailles, residência oficial de vários reis da França, e a Torre Eiffel.

A maratona, segundo dados da World Athletics, terá um percurso difícil, com perda e ganho de elevação geral de 438m. O trajeto foi classificado pela Federação Internacional de Atletismo como “único, exigente e técnico”.

“Com seu percurso inédito, a Maratona de Paris-2024 representa um grande desafio esportivo para os atletas, em um cenário espetacular”, disse Paula Radcliffe. “Esta corrida, mais imprevisível do que nunca, promete ser mítica.”

“Sem dúvida, a Maratona de Paris-2024 terá algo especial”, disse o bicampeão olímpico e recordista mundial Eliud Kipchoge, do Quênia, que deve encerrar a carreira de maratonista em Paris com um inédito tricampeonato. “Tocar em um cenário tão impressionante, em um lugar tão carregado de história e simbolismo, será uma experiência única. Eu não poderia pedir uma corrida mais perfeita para os Jogos.”

Com inscrições a serem abertas para 20.024 participantes por corrida, Paris-2024 oferece a atletas experientes e iniciantes uma oportunidade única de participar dos Jogos e vivenciar este encontro festivo e atlético que certamente deixará cada participante com uma lembrança inesquecível.