Para onde vai Bruno Guimarães? Proposta do Benfica afasta meia do Atlético de Madrid

A temporada de 2019 reafirmou Bruno Guimarães como um dos melhores jogadores brasileiros do momento. Depois de bom 2018, foi neste ano que o meiocampista do Athletico-PR conseguiu chegar na seleção brasileira, além de ter sido talvez o principal jogador do elenco do Furacão que conquistou a Copa do Brasil.

Assim, como acontece com 99% dos jovens que se destacam no futebol brasileiro, Bruno Guimarães já virou desejo de inúmeros clubes europeus. Com boa projeção internacional, o volante carioca promete ser um dos principais meiocampistas brasileiros nos próximos anos, e está muito valorizado no mercado.

Então, a Goal abre a discussão: onde é que Bruno Guimarães vai jogar em 2020? Vai permanecer no Athletico? Quais são os clubes interessados no futebol do jogador? Confira!

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Benfica oficializa proposta

O Benfica já oficializou uma proposta para contratar Bruno Guimarães. A Goal apurou que o clube português colocou em cima da mesa, ainda antes da virada do ano, uma oferta de 20 milhões de euros (quase R$ 90 milhões) pelo volante do Athletico Parananense, além de um valor extra a ser pago por produtividade (bônus por metas atingidas).

No acordo discutido pelos encarnados há semanas, o Furacão ficaria ainda com uma parte dos direitos econômicos do jogador de 22 anos. Segundo o jornal português A Bola, faltam pequenos detalhes a serem acordados, como a porcentagem de uma futura venda, já que Bruno é um jogador jovem e tem um grande futuro pela frente. 

Atlético de Madrid longe de acerto

2019-12-05 Simeone Arsenal
2019-12-05 Simeone Arsenal

(Foto: Getty Images)

Parecia ser questão de tempo para que Bruno Guimarães se tornasse jogador do Atlético de Madrid. Afinal, o clube espanhol tem a preferência na contratação do atleta, desde a venda de Renan Lodi aos Colchoneros.

No entanto, as conversas esfriaram: em novembro, a Goal apurou que o Atlético tinha outras prioridades, e não pretendia mais contratar o meiocampista, priorizando um reforço para o ataque. Recentemente, o UOL confirmou a informação, chegando até a afirmar que o acordo já estava fechado, antes da mudança de planos da diretoria colchonera.

O clube espanhol ainda tem interesse no jogador, mas ele fica cada vez mais distante do Wanda Metropolitano, primeiro pela proposta do Benfica que agradou ao Athletico Paranaense, e segundo porque o brasileiro não é a prioridade dos Colchoneros para a janela de inverno europeia. 

Permanência no Athletico?

Bruno Guimarães Athletico-PR Internacional Copa do Brasil 11092019
Bruno Guimarães Athletico-PR Internacional Copa do Brasil 11092019

(Foto: Lucas Iebel/Getty)

Nos últimos anos, vem acontecendo casos de jogadores jovens que acabam permanecendo no Brasil, mesmo com interesse europeu: talvez o mais perceptível deles seja o de Everton, atacante do Grêmio, já especulado na Europa faz alguns anos, mas que permanece fazendo a diferença pelo Imortal.

Esse é um futuro possível para Bruno Guimarães: diferente de outros clubes que precisam vender, o Athletico tem as contas em dia, não precisa fazer caixa e pode segurar o jogador, caso não chegue uma proposta vantajosa.

Ainda que essa possibilidade pareça improvável, a manutenção de um jogador do calibre de Bruno Guimarães seria um "reforço" de elite para o Athletico e iria condizer com a postura altiva do Furacão em negociações, um clube que é famoso por ser bom negociador.

Chelsea ou Arsenal: Inglaterra ligada

Mikel Arteta Arsenal 2019/20
Mikel Arteta Arsenal 2019/20

(Foto: Getty Images)

Dois dos maiores clubes ingleses também parecem interessados no volante: Arsenal e Chelsea entraram na briga pelo atleta, segundo jornais britânicos.

O Arsenal vê em Bruno Guimarães o substituto natural de Granit Xhaka, meiocampista que está em baixa com a torcida e não tem muito prestígio com o treinador Mikel Arteta. Enquanto isso, o Chelsea já monitorava o jogador desde antes de ser punido e proibido de contratar. Agora, com o clube podendo atuar novamente no mercado, o brasileiro seria um reforço interessante para encorpar mais o grupo jovem que vem tendo um bom ano sob o comando de Frank Lampard.

Uma transferência para terras inglesas seria considerado ideal pelo jogador, que já declarou sua vontade de jogar na Europa. Caso a proposta apareça, é muito possível que o destino de Bruno Guimarães seja a Inglaterra.

Flamengo: cada vez mais distante

Várias notícias também davam conta que o Flamengo tinha muito interesse na contratação do jogador, e estaria até disposto a pagar a multa rescisória de Bruno Guimarães para poder contar com o talentoso meiocampista. No entanto, o destino do jogador não deve ser a Gávea.

O primeiro porém já é fácil de perceber: o Fla, que deve desembolsar uma bolada para contratar Gabigol em definitivo, estaria menos propenso a gastar 73 milhões de reais, multa do meiocampista para o mercado nacional. Além disso, com Thiago Maia, jogador da mesma função, próximo do Rubro-Negro, segundo o Globoesporte, seria um investimento muito alto para uma posição já recheada.

Além disso, o foco de Bruno Guimarães é a Europa: na mesma entrevista concedida ao O Jogo, o meiocampista admitiu que seu desejo é atuar no Velho Continente. 

Leia também