Para mudar o rumo! Veja por que a partida contra o Fluminense é fundamental para o Corinthians

Rafael Marson *
·2 minuto de leitura


Na próxima quarta-feira (13), o Corinthians irá entrar em campo pela primeira vez em 2021. E o compromisso contra o Fluminense, às 21h30, na Neo Química Arena, pode ser um divisor de águas para o clube no Brasileirão.

Sornoza saiu: lembre 15 estrangeiros que tiveram passagem discreta no Timão

O Timão venceu seus últimos três compromissos na competição, contra Botafogo, Goiás e São Paulo. Os nove pontos conquistados colocaram a equipe de Vagner Mancini com chances de buscar uma vaga na Libertadores, e essa virou a meta do clube no torneio.

Segundo dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, a possibilidade de o Alvinegro conseguir uma vaga na Libertadores está em 13,7%.

Isso sem considerar o cenário de abrirem mais duas vagas via Campeonato Brasileiro, em caso de um time brasileiro ganhar a atual edição da Libertadores (Santos e Palmeiras estão nas semifinais) e o campeão da Copa do Brasil (Palmeiras e Grêmio estão na final) estarem entre os seis primeiros. Se isso ocorrer, até o oitavo colocado do Brasileiro irá para a competição continental.

Para que esse número aumente, o Timão deve buscar uma vitória contra o Fluminense, atual sétimo colocado com 43 pontos. O Tricolor das Laranjeiras vai para o confronto motivado, tendo em vista que a equipe venceu o rival Flamengo na 28ª rodada, por 2 a 1.

OITO PONTOS SEPARAM TIMÃO DO G6 DO BRASILEIRÃO! VEJA A TABELA

Se o Flu vive bom momento na temporada, o mesmo pode ser dito para o Corinthians. Se mantiver o aproveitamento com Mancini, de 66,67%, até o restante do Brasileirão, o Alvinegro praticamente garante a sétima colocação.

O rumo da temporada pode ser decidido no jogo de quarta-feira (13). Caso vença os cariocas, o Timão chega aos 42 pontos e entra de vez na briga pelo G6 do Brasileirão. Se perder, a chance de uma vaga direta cai drasticamente, e a equipe irá torcer para abrirem mais vagas via Brasileirão.

O Corinthians tem terá o Dérbi contra o Palmeiras, válido pela 28ª rodada. O clássico foi remarcado para o dia 18 de janeiro, segunda-feira, às 19h, no Allianz Parque.

Como o Corinthians pode chegar na Libertadores:

- Se ficar entre os seis primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, tem vaga garantida;
- Se ficar em 7º: Torcer para o campeão da Copa do Brasil (Palmeiras ou Grêmio) ficar entre os seis OU que o campeão da Libertadores seja brasileiro (Palmeiras e Santos estão nas semifinais) e que este fique entre os seis;
- Se ficar em 8º: Torcer para que o campeão da Copa do Brasil (Palmeiras ou Grêmio) e para que o campeão da Libertadores seja brasileiro (Palmeiras e Santos estão nas semifinais) e que ambos fiquem entre os sete primeiros.

* Sob supervisão de Marcio Monteiro