Palmeiras x Flamengo: Veiga e Gabigol fazem duelo de decisivos na Supercopa do Brasil


Neste sábado, às 16h30, em Brasília, Palmeiras e Flamengo decidem o título da Supercopa do Brasil. O Mané Garrincha será palco de mais um embate entre as duas maiores equipes do futebol nacional na atualidade. Mas além disso, o público do estádio poderá ver um duelo de jogadores altamente decisivos nesses jogos, como são os casos de Raphael Veiga e Gabigol. Com fama de deixarem suas marcas em finais, os personagens estão prontos para fazerem história de novo.

> Palmeiras x Flamengo: onde assistir, escalações e desfalques da Supercopa do Brasil

Recuperado de lesão e preparado para a final: Veiga é a arma do Verdão

Por conta de uma artroscopia no tornozelo, Raphael Veiga acabou ficando fora das principais decisões do Palmeiras na reta final da temporada 2022. Sua lesão aconteceu justamente na primeira partida da semifinal da Libertadores, ou seja, não pôde ajudar na classificação do time, que ficou fora da final. No entanto, mesmo não podendo participar das últimas rodadas do Brasileirão, ele deixou sua marca em jogo importante da campanha e foi justamente contra o Flamengo. Foi dele o gol daquele empate em 1 a 1 no Allianz Parque, que praticamente tirou os cariocas da briga.

Mas o histórico contra o Flamengo não se resume a esse gol importante no Brasileiro-2022. Em 2021, na Supercopa do Brasil, o meia mostrou seu poder. Primeiro com um golaço, logo no início do jogo, abrindo o placar da decisão. Depois, mais tarde, quando o Verdão já havia tomado a virada, ele marcou de pênalti para empatar o duelo e levar para a disputa de penalidades. O título acabou ficando com o Fla, porém aquela final serviu para aquecer os motores para outro feito de Veiga.

Raphael Veiga - Palmeiras x Flamengo
Raphael Veiga - Palmeiras x Flamengo

Veiga é um dos principais pilares do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Alguns meses depois, Palmeiras e Flamengo voltaram a se encontrar em uma decisão, dessa vez em uma bem maior: a da Libertadores-2021, em Montevidéu. Os cariocas eram os grandes favoritos ao título, mas não contavam com o começo surpreendente do Verdão, que abriu o placar novamente logo no início. Sabe como quem? Sim, Raphael Veiga, aproveitando jogada de Mayke. A partida terminou 2 a 1 com gol de Deyverson na prorrogação, mas o meia iniciou o caminho da taça.

Isso sem contar os gols na final do Paulistão-2022, na Recopa-2022 ou o gol de empate no Mundial contra o Chelsea. Veiga já provou ser o "cara" das decisões do Palmeiras e está pronto para mais uma, talvez diante de seu adversário "favorito", uma vez que marcou nas duas finais contra ele. Este sábado promete ser mais um daqueles dias para levar os heróis para o ponto mais alto da idolatria.

> Veja as principais transferências no Mercado da Bola do LANCE!

A arte de decidir e de fazer a diferença: Gabigol

A Nação tem motivo para confiar que "hoje tem gol de Gabigol". Desde que chegou ao Rubro-Negro, em 2019, o atacante é o maior artilheiro do futebol brasileiro: 136 gols em 213 partidas. Em particular contra o Palmeiras, Gabi vai muito bem - confira reportagem especial sobre o duelo aqui.

Mesmo na derrota para o rival, na decisão da Libertadores de 2021, Gabi deixou sua marca, empatando o jogo e levando a decisão para a prorrogação, na qual o Palmeiras levou a melhor. Ainda naquele ano, mas pela Supercopa, o então camisa 9 fez um dos gols do título do Flamengo.

Flamengo x Nova Iguaçu
Flamengo x Nova Iguaçu

Gabigol segue sendo decisivo pelo Flamengo (Foto: Divulgação/ Flamengo)

Levantando em conta os torneios decididos em confrontos de ida e volta ou em jogo único, o atacante marcou nada menos do que 13 gols e deu uma assistência em 18 partidas. São nove títulos conquistados (duas Libertadores, duas Supercopas, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e três Cariocas) em 13 finais, sem contar as conquistas do Brasileirão de 2019 e 2021.

> Palmeiras ou Flamengo? Confira votação jogador por jogador feita pela redação do LANCE!

Entre todos os recordes, feitos e marcas que Gabigol tem pelo Flamengo, está o fato de ser o maior artilheiro em finais do clube. Veremos se agora, vestindo a camisa 10, o atacante seguirá a escrita.