Palmeiras reafirma foco na base com reapresentação 'reforçada' por jovens


Estamos no dia 5 de janeiro de 2023 e o Palmeiras ainda não apresentou reforços para esta temporada. Por enquanto, as contratações parecem distantes de aparecer na Academia de Futebol e o que se vê no clube é a reafirmação no foco em jogadores da base. O objetivo fica claro quando observamos os atletas que se reapresentaram na última segunda-feira. Dos 30 que estão treinando, quatro foram recém-promovidos do sub-20 e serão os reforços do elenco para esta pré-temporada.

> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui

Boa parte da torcida alviverde tem cobrado a chegada de novos jogadores para o grupo de Abel Ferreira, principalmente um substituto para Gustavo Scarpa, principal destaque do time na campanha do Brasileirão-2022, que deixou o clube rumo ao Nottingham Forest-ING. Até aqui, porém, não há uma sinalização de que a diretoria do Verdão esteja em negociação com algum reforço.

Mas ninguém pode dizer que isso não foi avisado no ano passado. Em entrevistas, tanto o técnico Abel Ferreira quanto a presidente Leila Pereira deixaram claro que o elenco não precisaria de muitos reforços para 2023. Além disso, colocaram a base como a responsável por fornecer peças para o time principal por conta do trabalho que tem sido feito no últimos anos com títulos e joias.

- As pessoas, às vezes, sobretudo na internet, me perguntam por que temos que contratar. Não temos que contratar ninguém. E desde já digo: se contratarmos, serão dois ou três jogadores, não mais, somente e se contratarmos. Vamos valorizar a base. Nos criticam por não apostarmos na base, o que é mentira - disse Abel após vitória sobre o Avaí, em outubro de 2022.

- Vamos valorizar o que está sendo feito, vamos valorizar a Academia. Vamos fazer poucas mexidas, para não dizer nenhuma, porque valorizamos o trabalho que é feito no clube, não só pelo treinador, mas por todos. Esse é o futuro do clube - completou o treinador português.

Mayke, Dudu e Giovani - Reapresentação Palmeiras
Mayke, Dudu e Giovani - Reapresentação Palmeiras

Giovani também é um "reforço" para 2023 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Dos 30 jogadores que se apresentaram na Academia de Futebol na última segunda-feira, dez são formados na base do Palmeiras: Vinicius Silvestre (geração mais antiga das Crias), Danilo e Gabriel Menino, que já faziam parte do elenco há algumas temporadas, e Vanderlan, Endrick e Giovani, que foram promovidos para o time de cima ao longo de 2022. Além deles, estão Jhon Jhon, Garcia, Naves e Fabinho, que sobem ao profissional em 2023 de forma definitiva e reforçam o grupo.

Esses nomes ainda podem ganhar a companhia de outras Crias da Academia que podem se destacar no próximos meses. São os casos do goleiro Kaíque e do meia Luis Guilherme, que estão com a Seleção sub-20, além do meio-campista Pedro Lima e do atacante Estevão, que ainda tem 15 anos e disputam a Copa São Paulo deste ano como os principais jogadores da equipe.

> Confira até quando vai o contrato dos jogadores do elenco do Palmeiras

Nesta quinta-feira, o Verdão enfrentará o Suzano, às 10h, na Academia de Futebol, no primeiro jogo-treino da pré-temporada. Também está programado um segundo turno de treinamentos às 17h. Outros jogos-treino estão agendados antes da estreia no Campeonato Paulista, marcada para o dia 14 de janeiro, às 20h30, contra o São Bento, no Allianz Parque.