Palmeiras já tem um título para chamar de seu, no Brasileirão-2022

Palmeiras já garantiu um dos títulos simbólicos dos pontos corridos (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)


O Palmeiras, por pouco, não soltou o grito de campeão do Brasileirão-2022 na última quarta-feira, mesmo sem estar em campo. A confirmação ficou para depois, mas o time já tem um título para chamar de seu no campeonato: o de melhor visitante desta edição. Com nove pontos de vantagem para o segundo colocado, o Verdão não pode mais ser alcançado na liderança do ranking desse quesito.

> Relembre a invencibilidade do Palmeiras fora de casa no Brasileirão

> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

Não foi à toa que o Alviverde atingiu esse feito com antecedência, já que se trata do único invicto do atual campeonato quando joga fora de casa. São 17 jogos, dez vitórias e sete empates, somando 37 pontos, o que significa um aproveitamento de 72,5%. Sem contar que a defesa foi vazada apenas 11 vezes nesses duelos.

Quando juntamos as duas últimas partidas como visitante do Brasileirão-2021, o Palmeiras já tem 19 jogos seguidos sem perder longe de seus domínios no campeonato, é o recorde da era dos pontos corridos, tamanha a campanha alviverde neste ano.

Restando apenas duas rodadas fora de casa para seus concorrentes mais próximos na classificação dos visitantes, o Verdão não pode mais ser alcançado. O segundo colocado, o Botafogo, tem 28 pontos e chegaria a, no máximo, 34 (seis pontos ainda estão em disputa).

Dessa forma, o Palmeiras já é o melhor visitante da edição 2022 do Brasileirão e o histórico dos pontos corridos mostra que isso é um dos trunfos do campeão. Apenas em quatro das 19 edições do campeonato nesse formato o título não foi para o time de melhor campanha fora de casa: 2004, 2006, 2009 e 2010. Desde 2011, todos os campeões também foram os melhores visitantes do Brasileiro.

Com mais uma vitória fora de casa (contra Cuiabá ou Internacional), o Verdão já garantirá também a melhor campanha de um visitante na era dos pontos corridos, pois terá, no mínimo, 70% de aproveitamento no término da competição, melhor do que os 68% do Fluminense na edição de 2012, que é o atual recorde. Falta pouco para que o time de Abel Ferreira também atinja essa marca.

Nesses títulos "alternativos" do Brasileirão, o Palmeiras já levou o primeiro turno do campeonato, briga ponto a ponto com o Colorado para ser o líder também no segundo, mas não deixa escapar a disputa para ser o melhor mandante da competição nacional, que é liderada também pelo Inter, e também é disputada ponto a ponto.

Classificação dos Visitantes no Brasileirão:

Palmeiras - 37 pontos
Botafogo - 28 pontos
Internacional - 26 pontos
Fluminense - 25 pontos
Flamengo - 25 pontos

Classificação dos Mandantes no Brasileirão:

Internacional - 38 pontos
Palmeiras - 37 pontos
Corinthians - 37 pontos
Flamengo - 36 pontos
Fluminense - 33 pontos