Palmeiras fecha temporada 2022 com o melhor ataque do clube no século


O Palmeiras teve um ano histórico com três títulos importantes, mas as marcas não ficaram apenas no número de taças. O ataque do time de Abel Ferreira também alcançou feitos importantes, como ser aquele com o maior número de gols marcados neste século. Além disso, fechou 2022 com a maior média de bolas na rede desde 2003, última vez que a equipe superou dois gols por jogo.

> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui

Ao longo da temporada 2022 (sem contar o Mundial de Clubes), o Verdão anotou 139 gols em 72 jogos. Foi o melhor ataque do Brasil no ano, superando o Flamengo, que vinha dominando o quesito no país nos últimas tempos. A quantia significativa de bolas na rede ajudou o time a alcançar o título brasileiro, o título paulista e o título da Recopa Sul-Americana.

Essa marca é tão importante que desde o ano 2000 o Palmeiras não havia registrado um número tão grande de gols. Naquela temporada, o time foi comandado por Felipão, Flávio Murtosa e depois por Marco Aurélio, marcando 168 vezes em incríveis 92 partidas. Além desses números impressionantes, o Alviverde conquistou dois títulos Torneio Rio-São Paulo e Copa dos Campeões.

> Veja as principais transferências no Mercado da Bola do LANCE!

Dessa forma, a temporada 2022 fica sendo aquela com o maior número de gols do Verdão neste século, cujo início foi em 2001. Para se ter uma ideia do tamanho que foi este ano para o clube.

Já em termos de média de gols, a temporada 2022 foi a melhor em 20 anos. O Palmeiras teve um índice de 1,93 gol por partida. Trata-se de uma média bastante alta no futebol brasileiro, raramente alcançada nesses últimos tempos. A melhor marca antes dessa foi a do ano de 2003, quando o clube disputou a Série B do Brasileirão. Foram 126 gols em 54 jogos, média de 2,33 por partida.

Danilo, Vanderlan e Endrick - Dancinha - Palmeiras x Avaí
Danilo, Vanderlan e Endrick - Dancinha - Palmeiras x Avaí

Verdão marcou 139 gols em 2022 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Nos últimos anos, o Verdão tem se mantido entre os melhor ataques do Brasil temporada após temporada. Foi a oitava vez consecutiva (2015 para cá) que o clube ultrapassou a barreira dos 100 gols em um mesmo ano. Nenhum outro clube brasileiro atingiu esse feito nesse período.

> Retrospectiva Palmeiras: 12 fotos marcantes que resumem o ano do Alviverde

Em 2023, o Palmeiras inicia sua caminhada para manter esse ataque em alta no dia 14 de janeiro, quando enfrenta o São Bento, às 20h30, no Allianz Parque, pela primeira rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista. O clube é o atual campeão estadual e defenderá o seu título.