Palmeiras 'estreia' novos equipamentos de ponta na Academia de Futebol


O Palmeiras iniciou na tarde da última terça-feira, na Academia de Futebol, os trabalhos de campo na terceira fase da pré-temporada 2023. Após passarem por exames médicos durante a manhã, os jogadores fizeram um treino técnico de posse de bola, troca de passes e enfrentamentos divididos em três grupos e com atividades simultâneas nas duas metades do gramado. A novidade foi a utilização de novos equipamentos adquiridos para os trabalhos no centro de excelência.

> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui

Referência nacional em condicionamento, tratamento e recuperação de atletas, o Verdão segue antenado para proporcionar o que há de mais avançado na tecnologia aplicada ao futebol. Diante disso, o clube adquiriu oito novas máquinas de última geração para a sala de musculação, que permitem um controle ainda mais individualizado no treino de cada jogador.

Os novos aparelhos, da fabricante italiana Technogym, possuem um controle de carga automatizado que monitora o exercício em tempo real e ajuda o atleta a melhorar a performance a cada repetição. Além disso, as máquinas utilizam o conceito de gamificação para aumentar a ativação mental e o engajamento durante o treino muscular.

- Essas máquinas vêm para aprimorar nosso controle de carga diário, porque ela tem essa tecnologia e conseguimos armazenar os dados em tempo real de cada atleta dentro de cada exercício. Além disso, permite que o atleta interaja com a sua performance, regulando e descobrindo sua melhor carga dentro do próprio exercício. Cada atleta terá seu próprio dispositivo (uma pulseira) e, quando ele iniciar o exercício, cada série que ele for executando nos gera um relatório em tempo real - explicou o preparador físico Marco Aurélio Schiavo.

Treino Palmeiras
Treino Palmeiras

Marcelo Lomba em um dos novos aparelhos (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

As duas primeiras fases da pré-temporada 2023 ocorreram em dezembro, primeiramente com uma cartilha de treinos físicos elaborada pelo Núcleo de Saúde e Performance e depois com atividades virtuais acompanhadas por meio de monitores de frequência cardíaca First Bit – outra nova tecnologia adquirida para a atual temporada.

- A primeira etapa (da pré-temporada), de forma online, foi uma retomada orgânica. Tanto na parte neuromuscular quanto na parte cardiovascular, atingindo algumas marcas importantes para essa retomada e fazendo com que o atleta não começasse do zero na reapresentação presencial. Inclusive, pelos valores registrados em todas as avaliações, os atletas estão de parabéns porque cumpriram os objetivos dos trabalhos remotos. Agora, damos continuidade dentro do centro de excelência com as ferramentas indoor e na parte externa nas atividades com bola e físicas - completou Schiavo.

> Retrospectiva Palmeiras: 12 fotos marcantes que resumem o 2022 do Alviverde

O Palmeiras voltou a treinar na manhã desta quarta-feira e terá mais uma sessão de treinamentos no fim desta tarde. Já nesta quinta, o grupo terá seu primeiro jogo-treino nesta pré-temporada. A partida acontece às 10h, na Academia de Futebol, diante do Suzano.