Palmeiras comemora dois anos da data que mudou o rumo de sua história


Neste domingo, dia 30 de outubro, o Palmeiras inicia um período de comemorações de datas que mudaram para sempre o destino do clube. Há exatamente dois anos, o Verdão anunciava a contratação de Abel Ferreira como novo técnico. Dali para frente, os palmeirenses passaram a viver um dos períodos mais vitoriosos de sua história.


> Veja a validade do contrato dos jogadores do elenco do Palmeiras
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

Depois de demitir Vanderlei Luxemburgo, que havia conquistado o Paulistão-2020, o Alviverde iniciou a busca por um novo técnico enquanto Andrey Lopes, o "Cebola", assumia interinamente (com sucesso) o comando da equipe. E o clube batalhou para buscar esse novo comandante naquele período que irritava a torcida.

A diretoria chegou a ficar dividida entre o argentino Gabriel Heinze e o espanhol Miguel Ángel Ramírez, mas acabou optando pelo europeu do Independiente del Valle-EQU. No entanto, depois de praticamente acertar tudo com Ramírez, ele deu para trás e recusou a vinda ao Brasil para comandar o Palmeiras a partir daquele momento.

Foi aí que surgiu o nome de Abel Ferreira, que estava no PAOK, da Grécia, e havia eliminado o Benfica, de Jorge Jesus, na Champions League. O jovem treinador português de 41 anos passou por uma série de entrevistas com os dirigentes palmeirenses, conversou com seus auxiliares, com sua família, e decidiu topar o desafio no Brasil.

Abel Ferreira Libertadores
Abel Ferreira Libertadores

Abel foi bicampeão da Libertadores pelo Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

No dia 30 de outubro de 2020, depois de um período de apreensão entre os torcedores alviverdes, o Verdão anunciou a contratação de Abel com um vínculo até dezembro de 2022 e possibilidade de renovação automática até dezembro de 2023. A partir dali, várias datas passaram a entrar para a história do clube e são celebradas:

2/11/2020 - Abel Ferreira chega ao Brasil e assiste vitória do Palmeiras
3/11/2020 - Abel Ferreira trabalha pela primeira vez com o elenco
4/11/2020 - Abel Ferreira é apresentado pelo Palmeiras
5/11/2020 - Abel Ferreira estreia pelo Palmeiras

A história dali para frente foi mudada com a conquista da Libertadores de 2020, da Copa do Brasil de 2020, depois com a taça da Libertadores de 2021, da Recopa de 2022 e do Paulistão de 2022. Além do iminente título do Brasileirão-2022, que pode ser confirmado na próxima quarta-feira, 2 de novembro, justamente no dia em que Abel Ferreira desembarcou no Brasil para iniciar seu trabalho.

Desde que a comissão técnica assumiu o comando do Palmeiras há cerca de dois anos, o retrospecto é de 176 jogos, 102 vitórias, 41 empates e 33 derrotas, além de 302 gols marcados e 141 sofridos.

Com contrato renovado até de dezembro de 2024, feliz, adaptado e com sua família vivendo em São Paulo ao seu lado, a tendência é de que Abel Ferreira continue escrevendo esse rumo da história que começou a ser mudado por ele lá em 30 de outubro de 2020.