Palmeiras busca igualar façanha que aconteceu apenas uma vez nos pontos corridos


O Palmeiras está cada vez mais perto de levantar a taça do Brasileirão, mas não é apenas o título que está na mira do clube neste campeonato. Com uma campanha quase perfeita até aqui, Abel Ferreira e seus comandados podem atingir um feito que aconteceu apenas uma vez na era dos pontos corridos: ser o melhor nos principais quesitos da tabela, algo que o Corinthians fez em 2015.


> Confira os públicos do Palmeiras no Allianz Parque em 2022
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

Estamos falando de sete quesitos: campeão, melhor ataque, melhor defesa, melhor mandante, melhor visitante, campeão do primeiro turno e campeão do segundo turno. Completar todas essas metas não é simples, tanto é que em 19 edições do Brasileirão por pontos corridos, apenas uma vez isso foi possível: na edição 2015.

Naquele ano, o Corinthians de Tite conseguiu ser o melhor em todas essas categorias: campeão (81 pontos), melhor ataque (71 gols), melhor defesa (31 gols sofridos), melhor mandante (50 pontos), melhor visitante (31 pontos), campeão do primeiro turno (40 pontos) e campeão do segundo turno (41 pontos). Uma baita campanha.

Palmeiras x Coritiba - Comemoração Gómez
Palmeiras x Coritiba - Comemoração Gómez

Palmeiras busca ser melhor mandante (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Nos últimos anos, alguns times chegaram próximos de igualar o feito, mas não conseguiram: Palmeiras de 2018 (faltou primeiro turno), Flamengo de 2019 (faltou melhor defesa) e o Atlético-MG de 2021 (faltou melhor ataque) ficaram a um quesito de completar a façanha.

Em 2022, essa possibilidade volta a estar nas mãos do favorito a ser campeão. Neste momento, o Palmeiras só não igualaria o feito do Corinthians de 2015 por conta da campanha como mandante. O Verdão é o segundo no ranking, um ponto atrás do Internacional. Para ultrapassar o Colorado, o Alviverde teria de vencer suas duas partidas em casa e torcer por ao menos um tropeço dos gaúchos.

Até aqui, além de liderar a tabela, o Palmeiras tem o melhor ataque (59 gols), a melhor defesa (22 gols sofridos), é o melhor visitante (37 pontos), foi campeão do primeiro turno (39 pontos) e lidera o segundo turno (35 pontos). Ou seja, nas próximas quatro rodadas, além de confirmar o título, o Verdão terá de se manter no topo desses rankings e buscar a liderança da tabela dos mandantes.