Palco da estreia de Espanha x Costa Rica nesta quarta-feira, estádio no Catar vira meme por 'capinha de crochê'

Nesta quarta-feira, dia 23, tem mais estreias na Copa do Mundo 2022: é a vez de Marrocos x Croácia (7h), Alemanha x Japão (10h), Espanha x Costa Rica (13h) e Bélgica x Canadá (16h). O terceiro jogo do dia acontecerá no estádio Al Thumama, no Catar, que em poucos dias de Mundial já acumula memes nas redes sociais.

"Quantas nonas trabalharam pra fazer essa capinha de crochê pro estádio?", compartilhou um internauta junto com uma foto do estádio.

"Esse estádio parece que recebeu uma capa de crochê feito da avó", reparou outro.

"Que bonito esse estádio feito de crochê", elogiou um terceiro no Twitter.

Saiba mais sobre o estádio

Ele fica num distrito de Doha que leva o mesmo nome: Al Thumama, que vem de "thumam", uma planta rasteira que cresce no deserto da região. Foram cerca de quatro anos para ele ser construído e a primeira partida no local foi em 2021, pela Copa Emir.

E a semelhança do design com tricô não é à toa. O estádio foi inspirado no Gahfiya, uma pequena touca branca, geralmente feita de uma trama semelhante ao tricô mesmo, que serve para fixar o Ghtrah, o lenço usado na cabeça por homens árabes. O Gahfiya simboliza dignidade e independência na cultura da região.

O estádio tem capacidade para abrigar 40.000 pessoas e o primeiro jogo dessa Copa do Mundo no Catar que ocorreu por lá foi Senegal x Holanda, na segunda-feira, dia 21. Além de Espanha x Costa Rica, ainda jogarão por lá: Catar x Senegal, Bélgica x Marrocos, Irã x EUA, Canadá x Marrocos. Além disso, o local abrigará uma partida da oitavas e outra das quartas de final.