Palco da abertura do Circuito Brasileiro, Santa Catarina se destaca na formação de skatistas do país

·3 min de leitura
Etapa de Criciúma do STU National abrirá o calendário dos skate em 2022 (Foto: Júlio Detefon/Divulgação)


Santa Catarina vem se destacando como um verdadeiro produtor de grandes skatistas, como os atletas olímpicos Pedro Barros, Yndiara Asp e Isadora Pacheco, além de jovens talentos como Kalani Konig. Todos eles, inclusive, estão confirmados para a primeira etapa do STU National, que começa na próxima quinta-feira, no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi.

- Criciúma ser sede, novamente, de um dos maiores eventos de skate do país nos deixa imensamente felizes. Mostra que estamos no caminho certo, investindo em melhorias e em nossos atletas. Além disso, impulsiona a modalidade. Temos certeza de que serão dias de inspiração para nossas crianças e jovens, que poderão ver de perto grandes nomes do esporte - destacou Neto Uggioni, presidente da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma.

O Skate Park em Criciúma, como é conhecido, tem como um dos idealizadores o hoje deputado federal Daniel Freitas. Como representante da região e do Estado no Congresso Nacional, uma de suas bandeiras tem sido voltada ao esporte, inclusive viabilizando mais quatro pistas: em Florianópolis, Balneário Camboriú, Imbituba e Garopaba. O que consolida não só Criciúma, mas todo o Estado, como rota esportiva do skate mundial.

- A realização de mais uma etapa do STU aqui só reafirma o sonho que eu e todos os criciumenses tínhamos, de receber eventos nacionais e internacionais, colocar nossa cidade na rota do skate mundial e movimentar a economia, além de promover a saúde através deste esporte que cresce a cada ano. Isso sem contar com todos os benefícios diretos e indiretos, como a geração de empregos, a ocupação da rede hoteleira, restaurantes e comércio em geral - afirmou Daniel Freitas.

Seguindo a filosofia de que não é apenas skate no pé, mas estilo de vida, Criciúma tem investido intensamente para atrair os visitantes com uma variedade de parques e espaços culturais, fomentando o turismo esportivo. A etapa é viabilizada pela Prefeitura através da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma. Conta com patrocínio da Monster Energy e parceria da New Era, e a idealização e realização são da Rio de Negócios.

Pedro Barros, natural de Florianópolis, carrega o skate e a terra natal no coração. E tem muito orgulho de representar o Estado pelo mundo, assim como aconteceu nos Jogos Olímpicos de Tóquio, quando estreou junto com a modalidade e trouxe uma medalha de prata para o Brasil.

- Aqui em Santa Catarina a cultura do skate é muito forte. Além de mim, temos outros atletas olímpicos que nasceram e treinaram nas pistas daqui. Espero que essa cultura continue se fortalecendo e recebendo eventos importantes como o STU - declarou Pedro.

A etapa de Criciúma abre o Circuito Brasileiro de Skate e vale pontuação máxima no ranking nacional. A primeira semana será dedicada ao Street e a segunda, ao Park, nas duas categorias (feminino e masculino). E seguirá todos os protocolos vigentes na cidade para a realização de um evento seguro. O STU National contará com um controle de entrada para o público, onde será exigido o cartão de vacinação. Pessoas não imunizadas não terão acesso.

A competição terá transmissão ao vivo nos canais oficiais do STU, no SporTV e na programação oficial do Verão Espetacular da TV Globo, com as finais do Street Feminino (16/01) e do Park Masculino (23/01), e que tem patrocínio do Dorflex. Mas o público que quiser acompanhar de perto cada manobra poderá solicitar seu ingresso gratuito na plataforma Sympla – basta acompanhar a divulgação das datas nas redes sociais.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos