País de Gales conquista Torneio das Seis Nações de rugby após derrota da França para Escócia

·1 minuto de leitura
Duhan van der Merwe marcou dois tries

O País de Gales se sagrou campeão do Torneio das Seis Nações de Rugby de 2021 nesta sexta-feira e o fez sem jogar, graças à derrota da França por 27-23 para a Escócia em Saint-Denis (periferia de Paris), na última partida da atual edição.

Esse duelo entre franceses e escoceses foi adiado na terceira rodaa devido a casos de covid-19 nas instalações. A França precisava não apenas vencer esta partida, mas fazê-lo por pelo menos 21 pontos de diferença e marcando quatro tries, por isso nunca esteve perto desse objetivo e de tirar o título das mãos de Gales.

A participação do País de Gales neste Seis Nações terminou no último sábado, com a disputa da quinta e última rodada. Perdeu na ocasião por dois pontos (32-30) em sua visita à França, o que deixou seu rival sem um Grand Slam.

Graças a esse triunfo, os franceses chegaram com poucas chances de serem campeões a esta última partida contra a Escócia, mas a missão se complicou demais para os jogadores de Fabien Galthié, que acabaram ficando com um gosto de derrota.

O País de Gales soma seu 28º título nesta competição e fica a apenas um do líder, a Inglaterra, que tem 29.

Os ingleses, campeões em 2020, foram a grande decepção nesta edição de 2021 ao terminar na quinta colocação, com duas vitórias e três derrotas.

A França pôde ao menos se consolar com a segunda colocação, com saldo de três vitórias e duas derrotas, assim como a Irlanda (3ª) e Escócia (4ª). Na última posição, com cinco derrotas, está a Itália, tradicionalmente a equipe mais fraca neste torneio das potências do rugby do hemisfério norte.

mca-ll/bpa/dr/aam