Pênaltis? Números da Argentina nas Copas são favoráveis; Holanda tem baixo aproveitamento


Em diversos meios de comunicação, o confronto entre Argentina e Holanda é tratado como um dos duelos mais equilibrados e imprevisíveis desta quartas de final da Copa do Mundo. Em cinco jogos na história da competição, duas partidas entre as seleções precisaram de mais de 90 minutos de futebol, embora só uma tenha acabado nas disputas de pênaltis.

RETROSPECTO DA ARGENTINA
​Em 1990, a Albiceleste disputou um dos jogos das quartas do Mundial nas penalidades contra a extinta Iugoslávia. Na ocasião, Diego Maradona desperdiçou sua cobrança, mas os "hermanos" avançaram de fase derrotando a equipe dos Balcãs por 3 a 2. Na semifinal daquele ano, os sul-americanos também precisaram vencer a Itália nos pênaltis após o empate por 1 a 1 nos 120 minutos. Na disputa, a Azzurra foi derrotada por 4 a 3 em grande atuação do goleiro Goycochea.

Em 1998, a Argentina empatou com a Inglaterra por 2 a 2 nos 120 minutos, mas venceu os britânicos por 4 a 3. Ao avançar de fase, a Albiceleste encarou a Holanda nas quartas de final e foi derrotada por 2 a 1. Em 2006, os "hermanos" foram derrotados nos pênaltis pela primeira vez na história das Copas em um duelo contra a Alemanha, dona da casa, que venceu os sul-americanos por 4 a 2.

+ Messi e Van Dijk fazem tira-teima e se reencontram após três anos

RETROSPECTO DA HOLANDA
​Ao vencer a Argentina nas quartas de final da Copa do Mundo de 1998, a Holanda encarou o Brasil na semifinal. Após o empate por 1 a 1 prevalecer nos 120 minutos, os Canarinhos venceram o duelo nos pênaltis por 4 a 2. O goleiro Taffarel, que havia sido importante em 1994, foi decisivo novamente e garantiu a Seleção na final.

Em 2014, a Holanda derrotou a Costa Rica, grande surpresa daquela edição, nas penalidades por 4 a 3 após o empate por 0 a 0. A partida ficou marcada por uma substituição inusitada promovida por Van Gaal: o treinador optou pela saída do goleiro Cillessen para a entrada de Tim Krul, que foi responsável para que a Laranja Mecânica avançasse de fase.

Em 1998 disputou a Copa do Mundo e viu sua Argentina ser derrotada nas quartas de final pela Holanda
Em 1998 disputou a Copa do Mundo e viu sua Argentina ser derrotada nas quartas de final pela Holanda

Argentina x Holanda pela Copa de 2018 (Foto: OMAR TORRES / AFP)


ARGENTINA X HOLANDA
​Em 2014, Argentina e Holanda se enfrentaram na semifinal da Copa do Mundo disputada no Brasil. O confronto deixou a desejar, o 0 a 0 não saiu do placar e o confronto só acabou nas cobranças de pênaltis. Sergio Romero brilhou com duas defesas e a Albiceleste derrotou a seleção europeia por 4 a 2 e avançou à final.

E vale lembrar que desde o Mundial de 2018, a Argentina participou de uma disputa de pênaltis contra a Colômbia, na semifinal da Copa América 2021. Com brilho de Emiliano Martínez, a Albiceleste derrotou a adversária e encarou o Brasil na decisão, saindo campeã e encerrando um longo jejum de títulos.

Emiliano Martínez - Argentina
Emiliano Martínez - Argentina

Emiliano Martínez brilhou na Copa América 2021 (NELSON ALMEIDA / AFP)