Os oito maiores artilheiros do Brasil em 2019

Yahoo Esportes
<em>Edson Cariús, do Ferroviário, já tem dez gols na temporada (Pedro Chaves/Divulgação)</em>
Edson Cariús, do Ferroviário, já tem dez gols na temporada (Pedro Chaves/Divulgação)

Ricardo Oliveira? Borja? Gabigol? Fred? Se você imaginou que o artilheiro do Brasil em 2019 é um dos famosos, está enganado. José Edson Barros da Silva, mais conhecido como Edson Cariús, é o principal goleador do país depois de 45 dias do novo ano. O centroavante do Ferroviário, do Ceará, tem dez gols, sendo dois contra o Corinthians, em jogo que quase eliminou a equipe de Fábio Carille da Copa do Brasil – o Timão arrancou empate por 2 a 2 e escapou do fiasco de cair logo no primeiro mata-mata.

Edson Cariús também fez oito gols no Campeonato Cearense. Desta maneira, o veterano, de 30 anos de idade, soma seus dez gols em dez partidas. Revelado no Iguatu, em 2012, ele passou por Barbalha, Iguatu, Quixadá, Coruripe, Sousa, Alto Santo, Uniclinic e Floresta.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Depois de Cariús, o ranking dos artilheiros é ocupado por Ricardo Oliveira. O atleticano tem incríveis nove gols em apenas cinco jogos. Foram três gols no Boa Esporte, dois no URT e outros quatro do Danúbio, do Uruguai, em dois confrontos da pré-Libertadores.

Com a concorrência de Fernandão no Bahia, Gilberto também tem um início de 2019 excelente: oito gols em sete jogos, sendo dois na Copa do Brasil, dois no Campeonato Baiano e quatro na Copa do Nordeste.

Exceção a Ricardo Oliveira, Gilberto e Gustagol, do Corinthians, todos os outros goleadores do Top 8 estão longe de serem famosos – o atacante do Timão anotou diante do Racing, nesta quinta-feira, pela sexta vez na temporada. Antes dele, ainda aparece Hélio Paraíba, do Brusque, no quarto lugar, com sete gols. A partir daí, empatados com Gustagol estão Patrick Fabiano, do CSA; Maxwell, do Resende; João Carlos, do Volta Redonda; e Bruno Paraíba, do Barbalha.

OS ARTILHEIROS DO BRASIL EM 2019:
1º Edson Cariús (Ferroviário): 10 gols
2º Ricardo Oliveira (Atlético-MG): 9
3º Gilberto (Bahia): 8
4º Hélio Paraíba (Brusque): 7
5º Patrick Fabiano (CSA): 6
Maxwell (Resende): 6
João Carlos (Volta Redonda): 6
Bruno Paraíba (Barbalha): 6
Gustagol (Corinthians): 6

Leia também