Os maiores artilheiros da história das ligas europeias e seus principais perseguidores

Nathalia Almeida
·3 minuto de leitura

Ao anotar um dos gols da vitória por 3 a 1 do Bayern de Munique sobre o Werder Bremen, no último sábado (13), Robert Lewandowski alcançou um feito histórico: empatou com o lendário Klaus Fischer na segunda posição de maiores artilheiros de todos os tempos da Bundesliga, uma marca impressionante para o goleador polonês, que vive o auge de sua forma aos 32 anos.

Mas você sabe quem são os maiores artilheiros de cada uma das principais ligas europeias? Será que algum deles está ameaçado de perder o trono? A seguir, listamos quem são os grandes goleadores de todos os tempos dos maiores campeonatos da Europa e seus perseguidores que ainda estão na ativa. Confira:

LaLiga

Messi é o maior artilheiro da história de LaLiga | Quality Sport Images/Getty Images
Messi é o maior artilheiro da história de LaLiga | Quality Sport Images/Getty Images

Maior artilheiro da história: Lionel Messi, com 463 gols em 509 jogos
Principal perseguidor na ativa: Cristiano Ronaldo, com 311 gols em 292 jogos

Jogador de clube só ao longo dos últimos 16 anos, o camisa 10 do Barcelona dificilmente será ultrapassado no topo deste ranking, já que o rival luso deixou o Real Madrid em 2018 e agora se aventura em terras italianas. A média histórica do camisa 7 é superior ao do argentino, mas a diferença hoje já passa dos 150 gols em favor do ET.

Premier League

Alan Shearer é o maior artilheiro da história da Premier League | Mark Thompson/Getty Images
Alan Shearer é o maior artilheiro da história da Premier League | Mark Thompson/Getty Images

Maior artilheiro da história: Alan Shearer, com 260 gols em 441 jogos
Principal perseguidor na ativa: Sergio Agüero, com 181 gols em 271 jogos

Lenda do futebol inglês, o centroavante Alan Shearer, maior ídolo da história do Newcastle, segue inabalável no topo deste ranking de goleadores. Dentre os nomes da ativa que ainda têm condições de ultrapassá-lo, estão Sergio Agüero (City) e Harry Kane (Tottenham). Como o argentino parece estar com os "dias contados" no Etihad, se o Furacão ficar mais alguns anos em Londres, podemos vê-lo assumindo a liderança entre os 'perseguidores' a Shearer.

Serie A Tim

Portrait of Juventus Turin's forward Silvio Piola | STAFF/Getty Images
Portrait of Juventus Turin's forward Silvio Piola | STAFF/Getty Images

Maior artilheiro da história: Silvio Piola, com 267 gols em 537 jogos
Principal perseguidor na ativa: Fabio Quagliarella, com 173 gols em 492 jogos

O topo do ranking de artilheiros do Campeonato Italiano pertence a Silvio Piola, ídolo atemporal da Juventus. Entre suas passagens pela Velha Senhora, Torino, Novara e Lazio, anotou 267 gols. Quem chegou mais perto de igualar esse recorde foi o meia Francesco Totti, que se aposentou com 250 gols marcados na competição com a camisa da Roma. Hoje, o veterano centroavante Quagliarella é quem chega mais perto da marca.

Ligue 1

Papin é o maior goleador da história da Ligue 1 | ERIC CABANIS/Getty Images
Papin é o maior goleador da história da Ligue 1 | ERIC CABANIS/Getty Images

Maior artilheiro da história: Jean-Pierre Papin, com 156 gols em 270 jogos
Principal perseguidor na ativa: Edinson Cavani, com 138 gols em 200 jogos

O Campeonato Francês é, dentre os listados, o que traz números mais 'modestos' de seu líder: Jean-Pierre Papin, de anos espetaculares com a camisa do Marseille e do Bordeaux, segue no topo desde os anos 90. Edinson Cavani e Zlatan Ibrahimovic, principais artilheiros da nova 'era de ouro' do PSG, se aproximaram bastante do recorde de Papin, mas deixaram o futebol francês antes de ultrapassá-lo.

Bundesliga

1974 FIFA World Cup Final West Germany v Netherlands | Getty Images/Getty Images
1974 FIFA World Cup Final West Germany v Netherlands | Getty Images/Getty Images

Maior artilheiro da história: Gerd Müller, com 365 gols em 427 jogos
Principal perseguidor na ativa: Robert Lewandowski, com 268 gols em 345 jogos

'Der Bomber' nunca esteve com seus números históricos tão ameaçados quanto agora. Lembrado até hoje como um dos maiores centroavantes de todos os tempos, Gerd Müller tem, hoje, 97 gols de vantagem em relação à Robert Lewandowski, que alcançou a segunda posição deste ranking com o gol anotado no último sábado (13). Será que o polonês, maior nome do Bayern na atualidade, vai deixar para trás uma das maiores lendas bávaras do passado?