Os europeus que podem garantir vaga na Copa de 2022 na penúltima rodada das eliminatórias

·3 min de leitura
Cristiano Ronaldo comemora um dos três gols que marcou na vitória de Portugal sobre Luxemburgo, pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022 (AFP/CARLOS COSTA)

Com Alemanha e Dinamarca já classificadas, as Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022 chegam à nona rodada com mais seleções com chances de obter vaga para o Mundial do Catar nesta penúltima série de jogos da fase de grupos.

Apenas o primeiro de cada chave se classifica diretamente para a Copa do Mundo, enquanto o segundo participará de um mata-mata com duas equipes classificadas através da última Liga das Nações. O sorteio dos duelos será no dia 26 de novembro, reunindo doze candidatos europeus que lutarão por três vagas europeias para o Catar.

Grupo A

Nenhum dos países garantirá a classificação nesta rodada, mas o vice-líder Portugal pode dar um passo crucial se vencer a Irlanda na quinta-feira. A vitória vai garantir dois pontos de vantagem sobre a primeira colocada Sérvia, que não joga nesta semana e que será a última adversária dos portugueses.

Grupo B

A Suécia pode se classificar se vencer a Geórgia, desde que a Espanha não vença a Grécia em Atenas na quinta-feira. Se os espanhóis vencerem, a vaga será definida em Sevilha na rodada seguinte, quando os anfitriões receberão os suecos.

Grupo C

Itália e Suíça, que lideram empatadas por pontos, se enfrentam na sexta-feira. Ambas equipes estão garantidas nas duas primeiras posições, é necessário saber a ordem. O vencedor deste duelo não irá garantir a vaga direta para a Copa de 2022, mas estará bem perto de carimbar o passaporte.

Grupo D

A França vai se classificar se vencer ou Cazaquistão no sábado ou se empatar, mas neste caso apenas se a Bósnia-Herzegovina e a Finlândia também empatarem. Assim, o segundo lugar seria disputado por Ucrânia, Finlândia e Bósnia-Herzegovina.

Grupo E

A Bélgica pode se classificar se vencer a Estônia no sábado ou se o País de Gales, terceiro colocado, não vencer a Bielorrússia. País de Gales e República Tcheca lutariam pelo segundo lugar.

Grupo F

A Dinamarca, semifinalista da última Eurocopa, já garantiu vaga na Copa do Mundo e enfrenta as Ilhas Faroé na sexta-feira. A Escócia pode ficar com o segundo lugar se vencer a Moldávia ou se empatar, caso Israel empate ou seja derrotado pela Áustria.

Grupo G

A Holanda fica com a vaga para o Mundial se derrotar Montenegro no sábado e a Noruega não conseguir vencer a Letônia. Os noruegueses podem garantir um dos dois primeiros lugares se vencerem a Letônia e a Turquia não derrotar Gibraltar.

Grupo H

A líder Rússia vai ao Catar se vencer o Chipre e se Croácia perder ou empatar com Malta na quinta-feira. Russos e croatas garantem os dois primeiros lugares, resta saber em que ordem terminarão.

Grupo I

A Inglaterra se classificará se vencer a Albânia na sexta-feira e a Polônia não conseguir vencer Andorra. Se a seleção polonesa vencer e os abaneses forem derrotados ou empatarem com os ingleses, os poloneses garantem o segundo lugar.

Grupo J

A Alemanha, já está com a vaga para o próximo Mundial e cumpre tabela Liechtenstein na quinta-feira. Já o segundo lugar é disputado pela Romênia, Islândia, Armênia e Macedônia.

fby/pm/iga/lca

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos