Os 6 melhores auxiliares técnicos do mundo na atualidade

Antonio Mota
·3 minuto de leitura

Os técnicos e os jogadores normalmente ficam com todo o crédito pelas conquistas e pelos bons resultados de uma equipe – assim como também com todas as críticas e xingamentos. Contudo, para fazer um time rodar, é preciso muito mais profissionais, como os preparadores físicos, os treinadores de goleiros e os auxiliares técnicos, do que se imagina.


Dito isto, veja abaixo os 6 auxiliares (braços direitos) dos treinadores que mais se destacam na atualidade.


6. Matias Biscay - Marcelo Gallardo

Matias Biscay é o fiel escudeiro de Gallardo.
Matias Biscay é o fiel escudeiro de Gallardo.

Biscay e Gallardo se conhecem desde a base do River Plate. Porém, eles começaram a trabalhar juntos na comissão técnica do clube em 2014. Ao longo de quase sete anos, os dois conquistaram praticamente tudo, incluindo duas Copas Libertadores, nas quais o auxiliar foi fundamental, incluindo em substituições ao comandante.


5. David Bettoni - Zinédine Zidane

Zidane e seu 'braço direito' Bettoni.
Zidane e seu 'braço direito' Bettoni.

Principal auxiliar técnico de Zidane, Bettoni conhece o treinador desde o juvenil do Cannes, da França, na década de 1980. O profissional é o braço direito do comandante francês há seis temporadas (2014/20), quando Zizou assumiu o Real Madrid Castilla. Desde então, os dois conquistaram diversos troféus, incluindo três Champions League.


4. Brian Kidd - Pep Guardiola

Guardiola e Kidd.
Guardiola e Kidd.

Brian Kidd é auxiliar técnico (treinador-adjunto) do Manchester City desde 2013 e de Guardiola desde 2016. Juntos, ao longo da parceria, eles elevaram consideravelmente o nível do Manchester City e ainda conquistaram duas Premier League. Agora, a dupla busca a Champions League.

Cabe destacar aqui o outro auxiliar de Pep: Rodolfo Borrell, que também teve um papel importante ao longo destes anos.


3. Peter Krawietz - Jürgen Klopp

Krawietz é o 'reserva imediato' de Klopp.
Krawietz é o 'reserva imediato' de Klopp.

Krawietz conheceu Klopp na chegada do treinador ao comando do Mainz 05, da Alemanha, em 2001. Desde então, ‘The Eye’, como é chamado, é o homem de confiança do alemão. Juntos, eles venceram duas Bundesliga, uma Premier League, uma Champions e muitos outros títulos.


2. João de Deus - Jorge Jesus

Auxiliar de Jesus, João de Deus aparece como forte candidato ao cargo de técnico do Flamengo, caso o Mister deixe o posto.
Auxiliar de Jesus, João de Deus aparece como forte candidato ao cargo de técnico do Flamengo, caso o Mister deixe o posto.

João de Deus era auxiliar técnico de Jorge Jesus no Al-Hilal, da Arábia Saudita, na temporada 2018/19. Com o sucesso e o bom relacionamento, a dupla resolveu seguir junta ao Brasil, mais precisamente ao Flamengo. Juntos, os dois foram fundamentais para o sucesso nacional e sul-americano do rubro-negro.


1. Mono Burgos - Diego Simeone

Ex-goleiro, Burgos é tido como o número 1 dos auxiliares.
Ex-goleiro, Burgos é tido como o número 1 dos auxiliares.

Burgos trabalha com Simeone desde 2011 – quando o treinador assumiu os Colchoneros e o convidou para fazer parte da comissão técnica do time. Neste período, os dois conquistaram uma La Liga, uma Copa do Rey e duas Europa League, além de terem formado uma grande amizade. A longa e vitoriosa relação, no entanto, deve chegar ao fim no final desta temporada (2019/20), já que o ex-goleiro da Seleção Argentina vai começar sua carreira solo.