Os 5 vilões na eliminação precoce da Holanda na Eurocopa

·3 minuto de leitura

Na tarde deste domingo (27), a Eurocopa 2020 testemunhou a primeira grande zebra de sua fase de oitavas de final: jogando em Budapeste, a favorita Holanda esteve irreconhecível e acabou derrotada pela República Tcheca por 2 a 0, resultado que selou a eliminação precoce da Laranja.

A queda na primeira fase eliminatória do torneio continental foi recebida com enorme frustração e decepção pelos holandeses, afinal de contas, havia muitas expectativas em torno desta geração. Mas quais foram os vilões deste resultado ruim? A seguir, elencamos alguns nomes que deixaram (e muito!) a desejar pela Laranja nesta Euro:

1. Frank de Boer

Frank de Boer não fez um bom trabalho | Soccrates Images/Getty Images
Frank de Boer não fez um bom trabalho | Soccrates Images/Getty Images

Se você tem um ótimo plantel em mãos e não consegue fazê-lo render da melhor forma, não tem jeito: será responsabilizado pelo fracasso esportivo de sua equipe, com justiça. Frank de Boer já vinha sendo questionado pela opinião pública por suas decisões (convocações e esquema tático de jogo), e a pressão só deve aumentar sob seus ombros depois desta queda.

2. Donyell Malen

Garoto perdeu gol feito que poderia ter mudado a história do duelo | Soccrates Images/Getty Images
Garoto perdeu gol feito que poderia ter mudado a história do duelo | Soccrates Images/Getty Images

O jovem atacante do PSV tem um futuro promissor pela frente e não deve carregar sozinho o fardo do resultado negativo. No entanto, o gol perdido de forma bizarra quando o placar ainda apontava 0 a 0 precisa servir de lição: saiu cara a cara com Vaclik e ao invés de fazer o simples, quis inventar um drible sobre o arqueiro rival, sendo desarmado na jogada.

Se vai às redes quando teve a melhor chance da Holanda no jogo, a história do duelo poderia ter sido diferente.

3. Matthijs de Ligt

Jovem zagueiro cometeu erro grave | Soccrates Images/Getty Images
Jovem zagueiro cometeu erro grave | Soccrates Images/Getty Images

De Ligt é considerado um dos jovens zagueiros mais talentosos do mundo, e é um dos nomes mais importantes do processo de "rejuvenescimento" promovido pela Juventus em seu elenco.

É muito acima da média tecnicamente, mas ainda precisa amadurecer em alguns aspectos de seu jogo. Neste domingo, cometeu uma falha individual clamorosa, que culminou em sua expulsão direta, comprometendo demais a situação da Holanda no duelo.

4. Maarten Stekelenburg

Stekelenburg não fez uma grande Euro | Soccrates Images/Getty Images
Stekelenburg não fez uma grande Euro | Soccrates Images/Getty Images

Aos 39 anos, o veterano goleiro do Ajax acabou herdando a titularidade da posição a partir do corte de Cillessen, que testou positivo para a Covid-19 antes da Euro. Inseguro em várias partidas, refugou na saída do gol no lance que gerou o primeiro tento da República Tcheca.

Seu auge já passou há muito, mas a necessidade da Laranja em apontá-lo como dono da posição evidencia a carência de peças para o setor.

5. Medalhões, exceto Wijnaldum

Frenkie de Jong ficou muito abaixo | Soccrates Images/Getty Images
Frenkie de Jong ficou muito abaixo | Soccrates Images/Getty Images

Em termos técnicos, a Holanda foi para esta Eurocopa com uma tríade de jogadores muito talentosos de meio-campo e ataque: Frenkie de Jong, Georginio Wijnaldum e Memphis Depay. Dos três, somente o camisa 8, capitão da equipe, correspondeu com regularidade.

Volante e atacante do Barcelona deixaram a desejar, especialmente neste domingo, quando estiveram praticamente sumidos em campo.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos