De origem humilde, paranaense derruba principal favorito e vai à semi em Itajaí (SC)

·5 minuto de leitura


Gustavo de Almeida, de apenas 15 anos, está na semifinal da categoria mundial do Taroii Juniors Cup após derrotar, nesta quinta-feira, o principal favorito ao troféu, o carioca Rodrigo Braunstein na principal quadra do Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC). O torneio conta pontos no ranking mundial juvenil da Federação Internacional de Tênis. O evento tem parceria com a Confederação Brasileira de Tênis e a Federação Catarinense de Tênis.

Gustavo superou Braunstein por 2 sets a 0 com apertados 7/6 (7/4) 7/5 em cerca de 2h30min de duração: "Sensação é muito boa, foi muito bom o jogo, consegui dominar ele nos dois sets, saí com a vitória , estou muito feliz e vamos por mais", disse Gustavo que é de Guarapuava (PR) e se mudou para Curitiba (PR) há três anos e foi acolhido pelo Instituto Ícaro. Sua mãe é empregada doméstica e seu pai faz manutenção de quadra em um clube em sua cidade natal. E o atleta conheceu o tênis através dele, aos quatro anos de idade.

"Vim de família humilde, estou com mais oportunidades em Curitiba , comecei com meu pai que era funcionário em Guarapuava, ele e minha mãe trabalhavam, não tinha com quem me deixar e íamos no clube daí um professor de tênis começou a dar aulas para mim e para os meus irmãos . Eu gostei muito, meus irmãos pararam e eu segui e estou até hoje".

O atleta mora dentro da academia de tênis , treina todos os dias, vai para a escola e sua mãe passou a trabalhar na academia na área de limpeza e trabalhar em outras residências nas horas vagas.

Gustavo tem sua inspiração na carreira em outro jovem talento que desabrochou recentemente ao fazer quartas de final no US Open, o espanhol Carlos Alcaraz. Ele conta que os motivos são a "humildade e talento" do jovem de 18 anos, pupilo de Juan Carlos Ferrero. Para tal ele segue os passos e sonha em ser profissional.

Por conta das questões financeiras, Gustavo só conseguiu mais recursos para viajar nesta temporada e jogará sua segunda semifinal apenas em seu terceiro torneio desta categoria na carreira. Seu adversário será Matheus Bueres, de 18 anos, que joga o primeiro ITF e vem somando os primeiros pontos na carreira. Bueres eliminou Henrique Ushizima por 6/3 6/1: "Não conheço o Matheus, mas a expectativa é muito boa e vou pra cima."

Atleta do Itamirim Clube de Campo e terceiro favorito, Victor Tosetto eliminou o mineiro William Norton por 4/6 6/2 6/2 e vai buscar vaga na decisão contra o segundo favorito, Luis Miguel, que marcou 6/1 6/0 sobre o atleta de Itajaí (SC), Germano Setti.

"Jogo muito complicado, a gente já se conhecia , cada um já sabia uma estratégia para jogar contra o outro , acabei perdendo o primeiro, mas recuperei para ganhar os dois outros. Dei uma vacilada no fim do primeiro set, perdi o saque. Coloquei mais intensidade no final Agora só tem jogo duro, joguei bastante vezes contra o Luis Miguel e vamos com tudo", disse Tosetto.

Catarinense confirma favoritismo e encara surpresa pernambucana de 15 anos na semi

No feminino, a catarinense de Florianópolis, Carolina Laydner, segue avançando e atingiu a semifinal ao derrotar Larissa Silva por 6/4 6/0 e vai encarar a embalada pernambucana Cecilia Costa, de 15 anos, que na quarta-feira havia derrotado a principal favorita, a paulista Ana Candiotto, e nesta quinta passou pela oitava pré-classificada, Natalia Serraglio, por 6/4 6/3. A outra semifinal será entre a segunda favorita, a paulista Juliana Munhoz, e Olivia Carneiro.

O Taroii Juniors Cup tem 600 atletas de 8 até 18 anos de sete países. A competição terá todos os jogos de semifinais nesta sexta-feira (1º de outubro) e termina neste sábado, dia 2, com as finais do torneio mundial até 18 anos da Federação Internacional de Tênis, torneio sul-americano até 16 e 14 anos para o ranking Cosat, torneio nacional para os 12 anos e Tennis Kids.


Resultados - Torneio ITF Mundial - 18 anos

Quartas de Final - Masuclino
Gustavo de Almeida (BRA) 2x0 (1) Rodrigo Braunstein (BRA) 7/6 (7/4) 7/5
(2) Luis Miguel (BRA) 2x0 Germano Setti (BRA) 6/1 6/0
(3) Victor Tosetto (BRA) 2x1 (5) William Norton (BRA) 4/6 6/2 6/2
Matheus Bueres (BRA) 2x0 Henrique Ushizima (BRA) 6/3 6/1

Quartas de Final - Feminino
(2) Juliana Munhoz (BRA) 2x0 Sofia Cohen (BRA) 6/2 6/4
Carolina Laydner (BRA) 2x0 Larissa Silva (BRA) 6/4 6/0
Cecilia Costa (BRA) 2x0 (8) Nicole Serraglio (BRA) 6/4 6/3
Olivia Carneiro (BRA) 2x0 (5) MariaOliveira (BRA) 6/1 6/2

Resultados - Torneio Cosat - 16 anos

Quartas de Final - Masculino
(3) Thiago Guglieri (BRA) 2x0 victor Braga (BRA) 6/3 6/3
João Lago (BRA) 2x0 Stephan Noale (BRA) 6/1 6/4
Davi Carlos (BRA) 2x0 Glauco Junior (BRA) 6/1 2/1 abandono

Quartas de Final - Feminino
(1) Luiza Eidelvein (BRA) 2x0 (6) Helena Bueno (BRA) 7/6 (4) 6/1
(2) Gabriela Cho (BRA) 2x0 Antonella Martins (BRA) 6/3 6/2
(3) Yasmin Costa (BRA) 2x0 Bianca Lampert (BRA) 6/3 6/2
(7) Luiza Esteves (BRA) 2x0 (4) Manuela Vieira (BRA) 6/3 6/3

Semifinais a partir das 8h nos 12 anos e demais categorias a partir das 9h30 nesta sexta-feira.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos