OPINIÃO: Holanda caiu com honra, mas campanha na Copa do Mundo não impressionou


A Holanda foi eliminada da Copa do Mundo nesta sexta-feira, com derrota nos pênaltis para a Argentina após empate em 2 a 2 no tempo normal e prorrogação. A luta da Laranja foi grande, tendo buscado a igualdade depois de sair perdendo por 2 a 0 e, por isso, merece todos os elogios. No entanto, o futebol apresentado pela equipe de Louis Van Gaal foi abaixo da expectativa.

A campanha da Holanda por si só não é digna de críticas, muito pelo contrário, ela mostra uma equipe sólida e que foi bem durante a Copa do Mundo. Nos cinco jogos que disputou, a Laranja marcou dez gols e sofreu apenas quatro, médias impressionantes para uma equipe que não estava entre as favoritas.

+ Van Gaal encerra ciclo invicto pela Holanda e aumenta rumores de aposentadoria

Além disso, o time de Louis Van Gaal terminou a competição sem ser derrotado. Foram três vitórias, sobre Senegal, Qatar e Estados Unidos, e dois empates, diante de Equador e Argentina. O último, claro, eliminou os holandeses da Copa do Mundo nas penalidades máximas. Com os resultados, Van Gaal chega à sua segunda edição de Copa sem perder, embora nunca tenha conquistado o título.

VEJA A CAMPANHA DA HOLANDA NA COPA DO MUNDO

5 jogos
3 vitórias
2 empates
+6 de saldo
Líder do Grupo A

Holanda x Argentina
Holanda x Argentina

A Holanda caiu em duelo complicado diante da Argentina (FRANCK FIFE / AFP)

+ OPINIÃO: Messi incorpora 'espírito' de Maradona e lidera Argentina na Copa do Mundo

Apesar dos excelentes números, a performance da Holanda foi bastante criticada ao longo de toda a Copa do Mundo. O 5-3-2 de Van Gaal fez com que a Laranja se tornasse uma equipe lenta e, por muitas vezes, previsível no ataque. Quem tentava fazer diferente se destacava, como foram os casos de Cody Gakpo e Frenkie De Jong.

Além disso, o treinador holandês também não pôde contar com Memphis Depay, grande destaque ofensivo da Holanda, por duas rodadas. O jogador vinha de lesão e, mesmo quando foi titular, não conseguiu render o esperado. A imprensa holandesa pegou no pé de Van Gaal e da equipe, já que, na opinião deles, a Laranja não seguiu o padrão de futebol do país.

Fora da Copa do Mundo, a Holanda também não terá mais Van Gaal no comando. O treinador pensa em aposentadoria após lutar com um câncer de próstata e não vai permanecer na Laranja. Ronald Koeman é o escolhido para liderar a seleção holandesa no próximo ciclo de Copa. E ele terá muito trabalho.

+ Veja a tabela da Copa do Mundo

Se quiser continuar sonhando com o título da competição mais importante do futebol, a Holanda precisará se reinventar. Com peças importantes ganhando espaço, como Xavi Simons, a equipe tem potencial de reestruturação e pode surpreender no próximo ciclo. Com a faca e o queijo na mão, a Laranja só precisa querer. É hora de retomar o velho estilo holandês de se jogar futebol.