Onze pessoas são presas no Reino Unido por insultos racistas na final da Eurocopa

·1 minuto de leitura
O goleiro italiano Gianluigi Donnarumma (à esq.) defendo o chute do inglês Bukayo Saka na final em Wembley, Londres, no dia 11 de julho de 2021

A polícia britânica anunciou nesta quinta-feira a prisão de 11 pessoas acusadas de proferir insultos racistas nas redes sociais contra jogadores negros da seleção inglesa, após a derrota no dia 11 de julho na final da Eurocopa.

A investigação da polícia identificou 207 mensagens criminalmente condenáveis, 123 das quais vieram de contas de fora do Reino Unido.

Até o momento, foram identificadas 34 contas com base no Reino Unido de acordo com um comunicado da polícia.

"Alguns acreditaram que poderiam se esconder atrás de um perfil nas redes sociais e ficar impunes depois de publicar um conteúdo tão abominável", disse um dos policiais encarregados da investigação, Mark Roberts.

"Eles têm que pensar duas vezes, temos investigadores trabalhando de forma proativa, em busca de conteúdo ofensivo relacionado ao jogo e, se o código penal for violado, os autores serão presos", alertou.

Após a derrota da seleção inglesa para a Itália na final da Eurocopa, jogadores como Jadon Sancho, Bukayo Saka e Marcus Rashford foram alvos de uma enxurrada de ataques racistas nas redes e as ofensas foram condenadas por unanimidade tanto pelo governo quanto pelas instituições esportivas.

Os três jogadores, que entraram em campo no final da partida em Wembley, perderam suas cobranças na disputa de pênaltis, o que custou à Inglaterra a derrota contra a Itália (1-1 nos 120 minutos, 3-2 nos pênaltis) e acabou com o sonho do país, que não ergue um título importante desde a Copa do Mundo de 1966.

Os insultos, acompanhados de incidentes de torcedores sem ingresso que conseguiram entrar no estádio, despertaram velhos demônios do futebol inglês.

O primeiro-ministro Boris Johnson anunciou seu desejo de banir dos estádios os autores de ataques racistas na Internet.

spe/gmo/jf/grp/es/aam

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos