Olimpíadas: Quais são as regras do surfe?

·1 minuto de leitura
ICHINOMIYA, JAPAN - JULY 06: Press tribunes loom over Tsurigasaki Beach, the Tokyo Olympics surfing venue, on July 6, 2021 in Ichinomiya, Japan. Surfing is making its debut at the Tokyo 2020 Olympics and will take place on Japans Pacific coast. (Photo by Carl Court/Getty Images)
Praia de Tsurigasaki, a casa do surfe nos Jogos de Tóquio (Carl Court/Getty Images)

As Olimpíadas deste ano não são diferentes apenas por serem realizadas em um ano ímpar. Por causa da pandemia da Covid-19, os jogos que deveriam acontecer em 2020, ficaram para este ano, como novos esportes que antes não faziam parte da disputa oficial, como o surfe, por exemplo. Mas, quais as regras do surfe nas Olimpíadas? Como funciona o torneio de surfe nas Olimpíadas?

Leia também:

Como funciona o torneio de surfe nas Olimpíadas?

Na estreia, 20 homens e 20 mulheres disputarão a medalha, sob o critério de notas da Associação Internacional de Surfe (ISA). As disputas acontecerão ao longo de uma janela de espera de oito dias em busca das condições climáticas ideais, na praia Tsurigasaki, na cidade de Chiba (cerca de 40 minutos de Tóquio). 

As regras são as mesmas da Associação Internacional de Surfe (ISA). Ou seja, os atletas receberão notas de acordo com as manobras realizadas e completadas em cada bateria. A somatória dessas notas determinará os vencedores de cada bateria.

Na primeira rodada, com cinco baterias de quatro surfistas cada, não existem eliminações. Os vencedores avançam direto para a terceira rodada e os derrotados vão para a segunda. Na segunda rodada, serão duas baterias com cinco surfistas e os três melhores de cada avançam.

A partir da terceira rodada, é mata-mata simples com baterias com dois surfistas. Quem ganhou, avança. Nas semifinais, o vencedor de cada bateria vai para a final e o perdedor disputa o bronze.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos